Avaliação da média anual continental da concentração de material particulado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0045

Palabras clave:

Material particulado, Qualidade do ar, Renda

Resumen

O material particulado (MP) é um poluente emitido na atmosfera por meio de atividades naturais e antrópicas. O MP é um dos responsáveis pela contaminação ambiental com desfechos em saúde humana, especialmente, problemas pulmonares, pois, devido ao seu tamanho, atinge facilmente o trato respiratório. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece padrões mundiais relacionados aos limites de concentrações de material particulado na atmosfera. E o Grupo Banco Mundial fornece dados de renda por meio da análise de variáveis relacionadas à economia de um país, elaborando relatórios anuais para acompanhamento de seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi avaliar as médias anuais continentais de concentração de MP2,5 e MP10, em 2013 e 2014, levando em consideração a Diretriz de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde e a relação da concentração do poluente com a renda de cada continente. Os resultados mostraram que a África e a Ásia têm as maiores concentrações de MP. Além disso, a maior parte das cidades estudadas excedeu o limite recomendado pela OMS e foi observado que quanto menor a renda de um continente, maior a concentração de MP, indicando que a população em países/continentes pobres está mais exposta à má qualidade do ar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorrany Marins Mota, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Gestão em Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-2017) e mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGMQ/UFU-2020). Tem experiência na área de Saúde Ambiental, Saúde Coletiva, Biomonitoramento Ambiental, Ciências Ambientais e Qualidade do Ar. 

Érica Prado Domingues, Universidade Federal de Uberlândia

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Gabarito(2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Arthur Celestino Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia, e graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é estagiário voluntário do Laboratório de Ecologia de Mamíferos, com foco em "Comunidade de mamíferos e seu potencial na regeneração de áreas degradadas do Cerrado", através do Instituto de Biologia / UFU da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Pesquisa.

Samara Carbone, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2006), mestrado em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP-2008), doutorado em Física - University of Helsinki (UH-2014) e pós doutorado pelo Departamento de Física da Universidade de São Paulo, na área de física e química da atmosfera. Atualmente é Professora no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlandia. Investiga propriedades químicas e físicas de aerossóis atmosféricos, tais como: composição química, distribuição de tamanho, fontes e propriedades óticas (absorção e espalhamento). Entre a instrumentação utilizada destacam-se as técnicas de espectrometria de massa Aerosol Chemical Speciation Monitor (Q-ACSM e ToF-ACSM) e Soot-Particle Aerosol Mass Spectrometer. Também possui experiência no uso de Positive Mass Factorization (PMF) e Multilinear Engine (ME2) para caracterização de fontes de aerossóis biogênicos e antropogênicos. Já atuou com os seguintes temas: radiação ultravioleta e formação de ozônio troposférico e estratosférico. 

Publicado

2021-01-13

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente