Estoque de nutrientes no componente florestal em um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil Central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0010

Palavras-chave:

Silvicultura, Coeficiente de uso biológico, Biomassa, Exportação de nutrição

Resumo

Os sistemas integrados são alternativas sustentáveis, onde componentes agrícolas, florestais e/ou pecuários ocupam uma determinada área por meio de consórcio, rotação ou sucessão. Considerando essa importância, este trabalho teve como objetivo quantificar o estoque de biomassa acima do solo (madeira, folhas, cascas e galhos) de Eucalyptus urograndis 6 anos em um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (CLFS). Também envolveu o cálculo da utilização de nutrientes na conversão da biomassa por meio do Coeficiente de Utilização Biológica (BUC) e o desenho de diferentes cenários de exportação desses nutrientes até a colheita para calcular a redução na demanda por insumos. O estoque de nutrientes foi determinado a partir da biomassa amostrada no campo e da análise do tecido vegetal. Verifica-se que as maiores concentrações de macronutrientes estão presentes no componente madeira, com exceção do Ca. O gradiente de concentração dos micronutrientes foi: Folhas> Fe> Mn> B> Cu> Zn; Ramos e Cascas: Fe> Mn> B> Zn> Cu; e madeira: Mn> Fe> Zn> Cu> B. Considerando o declínio da taxa de conversão BUC, apresentou a seguinte ordem: S> P> Mg> Ca> N> K para macronutrientes e B> Cu> Zn> Fe> Mn para micronutrientes . O cenário de exportação mais adequado era colher apenas o componente de madeira para minimizar a exportação nutricional. A dinâmica nutricional dentro do eucalipto é alterada de acordo com a estrutura diamétrica das árvores. Os elementos nutricionais estão concentrados em diferentes compartimentos de acordo com a disponibilidade e necessidade das plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luís Sousa Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutor pela Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia. Bolsista CNPQ com pesquisa na área de Produção Vegetal, com enfoque em ILPF. Mestre em agronomia pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Fui bolsista do CNPq e estou vinculado com o Núcleo de Estudo e Pesquisa Familiar (NEAF) durante a minha graduação, onde trabalhamos com famílias assentadas no município de Jataí. No mestrado, as linhas de pesquisas desenvolvidas dentro do grupo é direcionadas para melhorar e ampliar a produção vegetal dentro das propriedades que prestamos serviços, oferecendo uma maior renda para os assentados. Desenvolvi trabalhos científicos nas culturas do milho e do feijão durante meus períodos de bolsista e sobre orientação do prof. Dr. Hildeu Ferreira Assunção, professor adjunto na instituição. Doutorado, trabalhei com ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, tendo destaque os componentes arbóreo, forrageiro e solos. Além de trabalhos desenvolvidos com milho no sistema integrado. 

Francine Neves Calil, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (2000) , mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é Professora do Curso de Engenharia Florestal, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Carlos de Melo e Silva Neto, Instituto Federal de Goiás

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialização em Direito Ambiental da PUC/GO (2011), mestrado em Biodiversidade vegetal pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção vegetal) da mesma instituição. Orientador no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC) e Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Estadual de Goiás e no Programa de Pós-graduação em Tecnologias de Processos Sustentáveis no IFG. Trabalho atualmente com temas relacionados a Cerrado, botânica, agroecologia, florestas, restauração ecológica de ambientes degradados. carloskoa@gmail.com / carlos.neto@ifg.edu.br. 

Downloads

Publicado

2021-02-17