Análise comparativa do ciclo de vida de materiais estruturantes construtivos em um pavilhão aviário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0050

Palavras-chave:

Análise do Ciclo de Vida, Sustentabilidade, Edificações, OpenLCA, ISO 14040

Resumo

A indústria da construção civil é sinalizada como causadora de impactos severos ao meio ambiente. Diante deste cenário, o desafio é reduzir os agentes causadores de impactos ambientais. Uma forma de atingir resultados positivos nessa tarefa se dá pela substituição de insumos tradicionais, que, em sua maioria, apresentam alto impacto ao meio ambiente, sejam eles materiais de construção inovadores ou alternativos. A Análise do Ciclo de Vida (ACV) permite um diagnóstico sobre o processo produtivo de um produto, analisando não somente a utilização do material, como também toda sua cadeia produtiva, da extração da matéria-prima ao descarte. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise comparativa do ciclo de vida do alumínio e do concreto como materiais estruturantes em um pavilhão aviário. O método adotado seguiu as recomendações das normas para ACV, as NBR ISO 14040 e 14044. Para a análise dos dados, foi utilizado o programa computacional OpenLCA versão 1.6.3 com a base de dados Ecoinvent versão 3.3, e, para a análise dos impactos, foram empregados os métodos CML e Demanda Cumulativa de Energia (CED). Dentro da fronteira do estudo, que compreende da produção do material ao local de construção, os resultados para a avaliação do inventário do alumínio provaram ser de menor impacto em relação ao concreto. Também foi analisado o uso de energia primária gasta durante o processo de produção com o alumínio e, mais uma vez, seus resultados mostraram menor impacto que o concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciro Andrade Siqueira, Universidade Positivo

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduação com especialização em Gestão Estratégica da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, MBA em Gestão de Projetos e mestrado em Gestão Ambiental, ambos pela Universidade Positivo. Professor de disciplinas de desenho, computação gráfica, projeto de Design e materiais. Atuou em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo, Design, Publicidade e Propaganda e Superiores de Tecnologia. Têm experiência nos seguintes temas: Design Gráfico e de Produto, Materiais, Representação e Computação Gráfica, Desenho de Observação, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Arquitetônico e Análise do Ciclo de Vida (ACV). 

Marco Marco Aurélio da Silva Carvalho Filho, Universidade Positivo

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós Doutorado em Tecnologia de alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Diretor de Pós Graduação e Pesquisa na Universidade Positivo de 2006 a 2010. Atualmente é professor da Universidade Positivo no Parana, atuando nos Programas de Doutorado e Mestrado em Gestão Ambiental desde 2005 e Mestrado em Biotecnologia Industrial desde 2010, e Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCPr), na área de Gastronomia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: analise térmica aplicada a processos químicos, biotecnológicos, energéticos e produção e caracterização de de novos materiais, Uso de nanofibras na obtenção de bioplasticos e biofiltros. Na área de Gestão Ambiental Ambiental atua com Estudo de Avaliação de Impactos, Utilização de Resíduos Sólidos na obtenção de novos materiais e uso em matrizes energéticas, Analise de Fluxo de Materiais e Economia Circular . 

Downloads

Publicado

2020-09-15