Agenda ambiental da administração pública (A3P) e sua aderência: o caso do Instituto Federal do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0060

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Socioambiental, Políticas Públicas ambientais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um breve panorama da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e analisar seu papel como ferramenta macropolítica de Gestão Ambiental pública em escala local, sua aderência pelo Instituto Federal do Amazonas – IFAM. O presente estudo consistiu no levantamento teórico-bibliográfico da questão socioambiental, levantamento de dados por meio de consulta ao site do Ministério do Meio Ambiente além da pesquisa in loco. Para análise dos dados coletados foram utilizados métodos misto, com predominância qualitativa. A A3P é um programa de Gestão Ambiental institucional para o setor público, e, possui amplitude nas normas/acordos internacionais e nacionais. O panorama demonstra moderada aderência à Agenda pelas instituições públicas, sendo a esfera Federal destaque em adesões e premiações. A pesquisa revela que no IFAM, os resíduos gerados pela instituição precisam de melhor atenção, assim como os resíduos perigosos. Outra oportunidade de melhorias percebida são os investimentos em energias renováveis e o monitoramento do consumo da água. As licitações sustentáveis teve como ponto positivo a aderência ao pregão eletrônico, porém, ainda não é institucionalizada plenamente. A aderência da Agenda no IFAM foi percebida como parcial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdiney Ferreira de Almeida, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do PPGCASA pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FCR (2012). Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009) e Administração Geral pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia (2006). Atualmente é professor Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Tem experiência nas áreas da Educação, Administração e Gestão Ambiental. 

Camilo Yunes Neto, Universidade Federal do Amazonas

Possuo graduação em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrando em fase de conclusão na área de Sustentabilidade pela Universidade Federal do Amazonas. Economista na Superintendência da Zona Franca de Manaus. Tenho experiência com processos análogos à auditorias e com fiscalização de projetos técnicos. Atualmente exerço atividades na coordenação geral de gestão tecnológica, onde são exercidas atividades de fomento e fiscalização de projeto de P&D. 

Terena Couto Sampaio Vidal, Universidade Federal do Amazonas

Pós Graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas. Graduação em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Amazonas- 2015

Leandro Amorim Damasceno, Instituto Federal do Amazonas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado-MG (2008). Possui Especialização em Produção de Oleaginosas e Biodiesel pela Escola Agrotécnica Federal de Machado-MG (2008). Possui Mestrado (2013) e Doutorado (2019) em Produção Vegetal com ênfase em manejo de coberturas vegetais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Atualmente está Diretor Geral do IFAM/Campus de Eirunepé-AM. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em cereais, cafeicultura, olericultura, citricultura e manejos de coberturas vegetais.

Andrea Lanza Cordeiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Administração (UFAM), Especialista em Administração de Recursos Humanos (UFAM), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAM), Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia (UEA). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, ministra as disciplinas de Gestão Ambiental, Gestão de Cidades, Gestão de Organizações do Terceiro Setor, Cooperativismo e Associativismo, Ética, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa. Coordenadora dos Curso de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Gestão Comercial (mediado por tecnologia). Membro da Comissão Assessora ENADE (INEP), Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UEA. Possui experiência no serviço público, docência superior e iniciativa privada. 

Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA/UFAM, Manaus – AM, Brasil. E-mail: mariaoliviar@uol.com.br; orcid: https://orcid.org/0000-0002-8734-7714

Downloads

Publicado

2020-06-05