Reflexões sobre o desafio ambiental: níveis de eutrofização e floração de cianobactérias na Bacia Apodi-Mossoró

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0047

Palavras-chave:

Cianobactérias, Fitoplâncton, Qualidade da água

Resumo

Um problema recorrente encontrado em alguns reservatórios de água calma da região Nordeste do Brasil é o processo de eutrofização, que corresponde ao aumento na concentração de nutrientes na água. Isso contribui no crescimento da biomassa fitoplanctônica, levando a redução na transparência da água, interferindo na estrutura física e química dos ecossistemas aquáticos que resultam em condições favoráveis para florações de cianobactérias. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o Índice do Estado Trófico (IET) e as concentrações de cianobactérias nos reservatórios Açude Pau dos Ferros, Açude de Lucrécia e Açude Rodeador, além disso, promover uma reflexão teórica sobre a questão ambiental ligada à esses recursos hídricos. As informações sobre o IET nos reservatórios fundamentaram em dados secundários, disponibilizados pelo Programa Água Azul, que realizou o monitoramento das águas superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, entre os anos de 2008 e 2016. Os dados do monitoramento demonstraram que o Açude Pau dos Ferros foi o que apresentou o maior IET, categorizado com média Hipereutrófico, enquanto os açudes Lucrécia e Roeador ficou com média Supereutrófico. Os dados sobre densidade de cianobactérias se mostraram quase em sua totalidade, acima das normas que preconizam os limites máximos permitidos, de acordo com Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde e da Resolução 257/2005 do CONAMA. A ocorrência desses componentes revelam o risco socioambiental, tendo em vista que esses açudes são usados para abastecimento humano. Em suma, a teoria social dispõem de conceitos que contribuem na reflexão teórica sobre a questão do meio ambiente dentro da perspectiva do desafio ambiental, no qual tem revelado que muitas problemáticas de ordem ecológica, como é o caso da eutrofização que tem ligação com as atividades humanas que estão pautadas na lógica da globalização da natureza, colocando em risco as espécies biológicas que estão diretamente dependentes desse recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Sara Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Especialista em Docência com Ênfase em Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), Mestra em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trabalhou com gestão ambiental; possui experiência em estudos de comportamento; detém conhecimentos acerca do cultivo e produção de camarões. Atualmente trabalha com análises de parâmetros físicos, químicos e biológicos para a qualidade de água e educação para a sustentabilidade.

Aleson da Silva Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2017). Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2018). Atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado - UFRN) e aluno de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN (conclusão 2020.2) .

É membro do Laboratório de Microbiologia Aquática - Centro de Biociências da UFRN.

Trabalhou como professor de Ciências Biológicas no Colégio Objetivo de João Câmara. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Subprojeto PIBID Biologia/UFRN/CAPES). 


Membro do Grupo de Pesquisa Educação em Biologia - UFRN. Atua na linha de pesquisa: Desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino de biologia.

Atuação nos seguintes temas: Análise metagenômica de fitoplâncton; Qualidade da água; Ensino de Ciências e Biologia; Abordagem de Questões Sociocientíficas no campo de estudo CTSA; Letramento científico.

Carlos Andrés Díaz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia de Aquicultura pela Universidad de Narino (2018). Tem experiência na área de Produção Aquícola, com ênfase em Qualidade de Água. Atualmente estudante do mestrado em desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Wagner Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico em Geologia e Mineração pelo IFRN, atuando na área de extração de rochas ornamentais de 2008 a 2009. Bolsista de iniciação científica no laboratório de Geoquímica do departamento de geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2015 a 2018. Mestrando em desenvolvimento e meio ambiente pelo PRODEMA - UFRN, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, RN, de 2019 até o presente.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente