Classificação geotécnica de solos e sustentabilidade: estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0034

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Classificação de Solos, Pavimentação, MCT, Solos Tropicais

Resumo

Os sistemas de classificação geotécnica de solos são ferramentas imprescindíveis para proposição de soluções de pavimentação racionais e sustentáveis. Por prover os critérios de seleção dos materiais, essas metodologias impactam diretamente na viabilidade técnica, ambiental e econômica dos projetos. O presente artigo apresenta uma análise estatística comparativa entre os sistemas de classificação de solos mais utilizados no Brasil, contrastando os conceitos de classificação da escola rodoviária americana e os procedimentos desenvolvidos nacionalmente, pautados na consideração das particularidades do ambiente tropical. Foram coletadas onze amostras de diferentes unidades pedológicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e realizaram-se ensaios de caracterização TRB/AASHTO e segundo a metodologia MCT/G-MCT. As amostras foram submetidas aos ensaios de caracterização mecânica – CBR/Expansão, Mini-CBR/RIS, Triaxiais de Cargas Repetidas – cujos resultados foram utilizados como parâmetro de comparação com o comportamento previsto pelos métodos classificatórios. Em linhas gerais, constataram-se resultados mais assertivos para os ensaios da metodologia MCT/G-MCT. Foi observado grau de associação significativo entre os parâmetros classificatórios dessa metodologia – sobretudo d’ e índice RIS – e o desempenho mecânico-geotécnico medido. Por outro lado, identificaram-se mecanismos de classificação falhos em relação à metodologia TRB aos solos estudados. Os dados obtidos de Índice de Grupo (IG) e Índice de Plasticidade (IP), importantes parâmetros de classificação dessa metodologia, e a resposta mecânica dos solos avaliados apresentaram baixa inter-relação. Além de se estabelecer comparação semi-quantitativa entre parâmetros classificatórios e mecânicos, o grau de associação entre os mesmos foi quantificado por procedimento estatístico, através do cálculo de coeficiente de correlação de Pearson. Dessa forma, apresenta-se elementos para discussão da adequabilidade e compatibilidade dos sistemas de classificação de solos para fins rodoviários para regiões tropicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Oliveira da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Cursa mestrado em Geotecnia na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Geotecnia, com ênfase em Mecânica dos Solos e Pavimentação.

Eleonardo Lucas Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia Civil (2002), mestrado em Engenharia Civil / Geotecnia pela Escola de Minas (2005) e Doutorado em Geotecnia pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Também é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor adjunto do quadro efetivo do Departamento de Engenharia Urbana da Escola de Minas e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Colegiado e do NDE (Núcleo Docente Estruturante) de Engenharia Urbana e membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geotecnia/Mestrado em Engenharia Geotécnia do NUGEO da Escola de Minas da UFOP. Exerceu o cargo de Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Congonhas (IFMG) durante 6 anos. Tem experiência na área de Geotecnia, com ênfase em Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos e Rejeitos de Mineração, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de laboratório e estudos com solos, rejeitos e estéreis de mineração (liquefação, adensamento e compressibilidade). 

Geraldo Oliveira Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Geotecnia pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas. 

Marlilene Silva Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marlilene Silvas Gomes possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018) e curso técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2013). Durante a graduação participou de projetos de extensão e treinamento profissional na área de Engenharia Pública.

Downloads

Publicado

2020-06-05