Feasibility of groundwater desalination in the northeast of Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0031

Palavras-chave:

Semiárido, Sistema de Abastecimento de Água, Energia renovável

Resumo

Secas sazonais ocorrem no nordeste do Brasil há séculos, devido à escassez de água causada pela seca severa de 2012-2018, os governos estaduais declararam estado de emergência para a maioria dos municípios. Como a maioria dos municípios depende de águas superficiais para o sistema urbano de abastecimento e a maioria dos reservatórios de água do Nordeste estando em uma situação crítica, a dessalinização das águas subterrâneas seria uma solução viável. Este trabalho tem como objetivo identificar municípios em situação de emergência nos estados do Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB) e Pernambuco (PE) viáveis ​​para a implementação de uma usina de dessalinização de destilação a qual utiliza fonte renovável de energia. Nesse contexto, o método utilizado para descobrir as melhores localizações foi aplicar seis critérios (Estar em estado de emergência devido à escassez de água; Necessidade de investimento no sistema de abastecimento de água; Águas superficiais como principal fonte de abastecimento; Número da população entre 4.000 e 25.000 pessoas; Alto nível de sólidos totais dissolvidos nas águas subterrâneas; Grande potencial para produção de energia solar e eólica), cruzou-os em um software SIG e classificou-os em “Mais Viável” e “Viável”. O resultado obtido identificou RN com o maior número de municípios “Mais Viável” e PE com o maior número de municípios “Viável” para dessalinização de águas subterrâneas.

Palavras-Chave: Semi-árido; Sistema de abastecimento de água; Energia renovável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Carneiro de Souza Barros, Universidade Federal da Paraíba

Carreira desenvolvida na área de Engenharia Ambiental, com experiência em elaboração de planos, projetos, estudos, desenvolvimento e compilação de dados. Profissional dedicado a buscar soluções sustentáveis aplicando inovação e criatividade.

Yasmim Cristina Leiros Meira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Climáticas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Engenheira Ambiental de formação graduada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atual linha de pesquisa: Modelagem hidroclimática em bacias hidrográfica inseridas no semiárido do Nordeste Brasileiro.

Downloads

Publicado

2020-06-05