Metabolismo lipídico da raia vivípara Potamotrygon falkneri Castex & Maciel, 1963 durante a reprodução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0019

Palavras-chave:

Histotrofia lipídica, Arraias dulciaquícolas, Perfil de ácidos graxos, Vitelogênese

Resumo

Mudanças sazonais na composição corporal têm sido observadas em várias espécies de vertebrados, e estas alterações parecem estar relacionadas com a vitelogênese, bem como outros processos associados com a desova, transferência materno-fetal e sobrevida da prole. No caso de arraias certamente a distribuição metabólica e compromisso de reservas energéticas para a reprodução se estenderá a períodos pós-vitelogênicos, já que o sucesso reprodutivo destas espécies dependerá do desenvolvimento do trofonema e do leite uterino, que servirão de base nutritiva para os embriões até o momento do parto. O objetivo deste trabalho foi investigar o padrão de armazenamento, mobilização e utilização de substratos lipídicos e ácidos graxos envolvida com a reprodução da espécie Potamotrygon falkneri em diferentes fases do ciclo reprodutivo. Os animais coletados foram anestesiados e eutanasiados, com posterior extração e determinação da concentração de lipídeos totais e perfil de ácidos graxos dos tecidos hepático, muscular, ovariano e uterino. Após as coletas e análise macroscópica dos ovários os animais foram separados em três grupos, correspondentes aos estágios reprodutivos: Repouso, Vitelogênese e Maduro. Os resultados suportam a hipótese de que a estratégia histotrófica lipídica de Myliobatiformes, mostrando aparente armazenamento de lipídeos no tecido uterino durante a maturação dos animais, culminando nos maiores valores amostrados no período maduro. Os tecidos uterino e hepático apresentaram concentrações até 100 vezes superiores de lipídeos na comparação com o tecido muscular e ovariano, corroborando o papel armazenados deste substrato nestes tecidos. O perfil de ácidos graxos mostrou um padrão de mobilização de ácidos graxos dos tecidos hepático e muscular para o tecido uterino, notadamente para ácidos graxos polinsaturados (totais, ômega 3 e ômega 6) importantes no desenvolvimento de embriões e juvenis.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Spada, Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - SP (UNESP-FEIS), com ênfase em biodiversidade e meio ambiente. Mestrando em Ciências Biológicas, área de concentração em Fisiologia Geral - Instituto de Biociências pela Universidade de São Paulo.

Douglas de Castro Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto na área de Sistemática e Evolução do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. Mestrado em Ciência e tecnologia Animal pela Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira (2015). Desenvolvo pesquisas nas áreas de Biologia comparada, Taxonomia, Sistemática e Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo) com Vertebrados, com foco em Actinopterygii viventes. Atualmente investigo as inter-relações da família Crenuchidae (Teleostei: Characiformes) por meio da descrição e inclusão de novos táxons.

Jumma Miranda Araújo Chagas, Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Ciências Biológicas (2012), Mestrado em Ciência e Tecnologia Animal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Ilha Solteira (2015), onde desenvolveu pesquisas com ênfase em Biologia reprodutivas de peixes de água doce. Doutoranda em Biologia Animal (Conceito CAPES 7) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - campus de São José do, IBILCE-UNESP, sob orientação do Profº Dr. Felipe Chinaglia Montefeltro e coorientação do Prof. Dr. Luciano Alves dos Anjos; onde desenvolve trabalhos com Parasitologia animal, junto ao grupo de pesquisa Ecologia do Parasitismo (LECOP), Unesp/Ilha Solteira com ênfase em Ecologia do parasitismo, helmintologia e parasitologia de peixes, anfíbios e répteis. Docente efetivo (Professor de educação básica II - Biologia) e atualmente Professora coordenadora (PCA) da área de Ciências da natureza e matemática na Secretária da Educação do Estado de São Paulo - Andradina, SP. 

Agatha Yukari Horoiwa, Universidade Estadual Paulista

Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Fisiologia animal, atuando principalmente com raia nos seguintes temas: reprodução, filhotes e anatomia.

Ariadyne Santos Soares, Universidade Estadual Paulista

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Cristiele da Silva Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biotecnologia, atuando durante a graduação e mestrado na área de biorremediação de efluentes e bioutilização em aquicultura. Formada em Fisiologia no doutorado, com uma experiência no exterior durante o doutoramento na University of Natural Resources and Life Sciences, em Viena, Áustria, e Pós-doutora pelo mesmo Departamento (IB-USP). No doutorado e pós-doutorado atuou em estudos envolvendo remodelação de membranas plasmáticas (fosfolipídeos) em resposta a alterações ambientais em animais ectotérmicos. Atualmente é docente no Departamento de Biologia e Zootecnia da UNESP de Ilha Solteira, ministrando as disciplinas `Fisiologia Geral e Comparada: Regulação`, `Fisiologia Geral e Comparada: Sistemas`, `Fisiologia Celular` e `Biologia Celular`. É membro associado ao Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP). Atua na área de Fisiologia Comparativa e Fisiologia da Conservação, principalmente em temas relacionados ao metabolismo energético e aspectos ligados à remodelação de membranas em resposta a fatores bióticos e abióticos. Dentro desta área deve-se destacar trabalhos que envolvem endocrinologia, aquicultura, metabolismo de lipídeos e ácidos graxos e determinação de aspectos metabólicos. 

Downloads

Publicado

2020-06-05