Predição do escoamento superficial e consequentes alagamentos em centros urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0001

Palavras-chave:

BEST, Hydrus-1D, Parâmetros Hidrodinâmicos, Simulação

Resumo

Os alagamentos são um problema em vários centros urbanos decorrentes da descaracterização natural do solo e do aumentando do escoamento superficial. A caracterização hidrodinâmica dos solos pode ser realizada por ensaios de campo ou laboratoriais visando a predição destes alagamentos. Sendo assim, objetivou-se estimar o escoamento superficial de água no solo por meio de simulações utilizando o Hydrus-1D, para explicar os alagamentos que ocorrem numa área urbana. Para obtenção dos parâmetros hidrodinâmicos seguiu-se a metodologia do Beerkan of Estimation Soil Transfer (BEST) realizada em laboratório com colunas de acrílico e dois solos distintos, enquanto que as simulações do escoamento superficial foram feitas com Hydrus-1D. Por meio das curvas de infiltração verificou-se que o solo menos arenoso possui uma capacidade de infiltração menor. A primeira simulação mostrou que o escoamento superficial cumulativo foi de 355,67 mm dia-1 enquanto que na segunda simulação o escoamento superficial acumulado foi de 362,03 mm dia-1. A realização dos ensaios de infiltração apenas na superfície do perfil do solo podem acarretar em resultados imprecisos, uma vez que a discrepância entre os valores simulados do escoamento superficial chegam a 105,14%. Deste modo, para uma estimativa de escoamento superficial mais precisa são necessários sucessivos ensaios de infiltração em diferentes profundidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Calixto Ribeiro de Holanda, Universidade de Pernambuco

Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda é mestrando em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco - UPE. Formado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela Universidade de Pernambuco - UPE. Bolsista de iniciação científica da Universidade de Pernambuco de 2014 a 2017. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: transformada de Wavelet e modulação digital, e na área de Engenharia Civil, com ênfase em solos, transferência e calor e drenagem urbana. Participou do intercâmbio na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP, através do programa Santander Universidades em 2017.

Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco

Willames de Albuquerque Soares concluiu o doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE, na área de Física dos Solos. É formado em Licenciatura plena em Matemática pela UFRPE. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, em atividade na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Recebeu 7 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática Aplicada e computacional, com ênfase no meio ambiente. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Caracterização térmica e Hidrodinâmica de solos, fluxo de calor no solo, evapotranspiração e método inverso.

Diogo Botelho Correa de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Foi Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras, é Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atuou em obras de condomínios residenciais populares na área de infraestrutura e em programas de implantação e operação de SES. Possui experiência nas áreas de infraestrutura e saneamento. Desenvolveu pesquisas e trabalhos acadêmicos nos seguintes temas: Saneamento Ambiental, tratamento de efluentes, modelagem, matemática aplicada, infiltração de água no solo, drenagem urbana e condutividades térmica e hidráulica do solo.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)