Produção de pesquisa acadêmica internacional sobre gestão de recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0025

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Hídricos, Bibliometria, Produção Internacional

Resumo

A importância, escassez e gerenciamento da água movimentam continuamente pesquisas e debates acalorados. Diversas áreas de conhecimento dirimem esforços no sentido de diagnosticar as questões sobre o tema e propor soluções que permitam equacionar os conflitos inerentes. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a produção de pesquisa acadêmica internacional sobre Gestão de Recursos Hídricos. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico em que se lançou mão de técnicas avaliativas (medidas de produtividade e métricas de impacto) e técnicas relacionais (coautoria e coocorrência). Dessa forma, 358 publicações foram selecionadas e analisadas, utilizando-se como base a Web of Science. Os resultados descreveram as características da produção internacional – a exemplo da evolução da produção internacional, e países e publicações que são consideradas de impacto – assim como analisam a relação e formação de clusters de pesquisa via autores, países e organizações, indicando a composição de subtemas de estudo no campo de pesquisa escolhido para o estudo. O fator H (H-index) aponta para 41 publicações que podem ser consideradas referência na área. Observou-se um salto de publicações para o patamar atual em 2014. Publicações norte-americanas e chinesas representam quase 40% do total. Constatou-se a existência de 12 clusters de termos, contendo 126 de maior relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Macri Olivera, Universidade Federal de Campina Grande

Professor de ensino superior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CCJS). Bacharel em Administração, Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade, Mestre em Engenharia de Produção (graus concedidos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG).

Erivaldo Moreira Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina/Itália (2015/2016). Pós-Doutor em Educação pela UFPB/PPGE (2010). Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2006), na Área: Recursos Hídricos. Tese de Doutorado - Gestão de Recursos Hídricos da Paraíba: uma análise jurídico-institucional. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), na Área: Direito Econômico. Especialista em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998). Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1995). Professor Doutor, Associado III, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Curso de Bacharelado em Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Professor e Orientador do Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais da UFCG/PPGRN e de Especialização em Direito do CCJS/UFCG. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (PROFIAP/UFCG). Autor dos livros: Direito Constitucional: uma abordagem histórico-crítica; Direito Ambiental: em busca da sustentabilidade. Introdução ao Direito Ambiental. Introdução ao Estudo do Direito. História Ambiental e Direito Ambiental: diálogos possíveis. Direito Ambiental e dos Recursos Naturais: biodiversidade, petróleo e águas. Introdução à Teoria do Direito Humano-Fundamental à Água no Brasil. Introdução ao Direito Processual Constitucional. Organizador do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Capítulo do livro - Trabalhador Rural, intitulado: O Trabalhador Rural na Região Nordeste. Capítulo do livro - Água Doce: Direito Fundamental da Pessoa Humana. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Econômico, Direito de Águas. Pesquisador e Coordenador de Projeto de Pesquisa Financiado pelo CNPq. Membro da Área Científica, Direito Ambiental, do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos ? IBEROJUR

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente