Qualidade da arborização viária do campus da Universidade Federal de Viçosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0038

Palavras-chave:

Floresta urbana, Arranjos paisagísticos, Diagnóstico da arborização

Resumo

Dentre todas as formas de vegetação nas cidades, a arborização de ruas é a que está mais próxima da população e também é a que sofre maior influência dos elementos da urbanização, sendo por esses motivos que necessita de maior atenção por parte dos órgãos gestores. Dessa forma, o presente estudo objetivou avaliar a qualidade da arborização viária presente no Campus da UFV, identificando as espécies e verificando a adequação das mesmas ao local de plantio. Foram identificados todos os arranjos paisagísticos, e por meio de amostragem aleatória selecionou-se um transecto de 100 m para realização da análise qualitativa em cada arranjo. No levantamento da arborização viária do Campus, foram identificados 389 indivíduos pertencentes a 19 espécies com predominância de exóticas. Foram identificados 24,7% de conflitos com a rede aérea e 30,2% de conflitos com a rede subterrânea. A prática de podas se mostrou mais frequente, com 81,4% de ocorrência nos indivíduos. Das espécies identificadas, apenas Handroanthus serratifolius, Michelia champaca, Anadenanthera colubrina, Ligustrum lucidum, Archontophoenix cunninghamiana e Roystonea oleracea não apresentaram conflitos com os elementos urbanos, para as demais espécies há necessidade de suspender o plantio ou adequar os locais caso continuem sendo plantadas.  De modo geral, é necessário um melhor planejamento e manejo da arborização do Campus visando aumentar a adequação e qualidade das espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angeline Martini, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2010), com mestrado (2013) e doutorado (2016) também em Engenharia Florestal pela mesma instituição. Atualmente é professora classe A, nível 2 da Universidade Federal de Viçosa, onde coordena às disciplinas de Florestas Urbanas, Planejamento Paisagístico e Recuperação de Áreas Degradadas e, orienta no programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal, onde coordena a disciplina de Análise da Paisagem e Ecossistema Urbano. Também, é membro do comitê editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e têm experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza. As linhas de pesquisa de maior destaque são: plantas ornamentais, arborização e clima urbano. 

Josilene Aguiar Canguçu, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas, educação ambiental, arborização urbana e teve envolvimento no projeto de extensão, como membro do Grupo de Produtos Florestais não madeireiros.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais