Parque Nacional da Chapada das Mesas (Maranhão/Brasil): atividades socioeconômicas dos moradores e seus reflexos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0035

Palabras clave:

Comunidades tradicionais, Consciência ecológica, Recursos naturais, Sustentabilidade

Resumen

A pesquisa descreve as atividades socioeconômicas dos moradores que residem dentro e no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, no estado do Maranhão, bem como as práticas de manejo para a exploração dos recursos naturais. Dessa forma, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram levantados no segundo semestre de 2016 com aplicação de formulários em 40 dos 130 domicílios reconhecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Observou-se que a agricultura de subsistência destacou-se com o cultivo do Phaseolus vulgaris., Oryza sativa, Manihot essculenta e Zea mays. Na prática do extrativismo, Mauritia flexuosa, Platonia insignis, Caryocar brasiliense e Orbignya speciosa são os produtos mais coletados; na criação de animais, Gallus gallus domesticus e Bos taurus. Percebeu-se que a agricultura de subsistência e a criação de animais bovinos são as atividades econômicas que mais perturbam ao ambiente, devido a forma de manejo. Entretanto, constatou-se que após a criação do Parque Nacional, as comunidades despertaram para o uso de práticas sustentáveis para exploração dos recursos naturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lindalva Alves da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em Ciências da Natureza/Biologia pela Universidade Estadual do Piauí (1998), especialista em Paisagismo e Manejo ambiental (2006) pela Universidade Estadual do Piauí e em Coordenação Pedagógica (2015) pela Universidade Federal do Piauí. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde/PPGBAS/ CESC/ UEMA/Caxias (2017). Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI) desde de 1994, atualmente lotada no Centro de Educação Básica Professor James Azevedo em Teresina - PI com as disciplinas de Biologia, Anatomia e Fisiologia Humana, Parasitologia e Microbiologia do curso técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. Professora da Secretaria Municipal de Educação de União - PI (SEMEC) desde 2002 com a disciplina de Ciências. Atuação na Supervisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de União - PI entre os períodos (2005-2008) e (2013-2014). Tutora a distância pela Universidade Estadual do Piauí nos Polos de Corrente e Piracuruca com as disciplina Anatomia Vegetal e Sociedade, Natureza e Desenvolvimento com carga horária de 60 h com bolsa da CAPES (2013). 

Maria de Fátima Veras Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1979), Mestra em Ciências da Educação convênio Universidade Estadual do Piauí - UESPI e Instituto Pedagógico Latino Americano y Caribeño - IPLAC/CUBA, revalidado pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015). Foi professora de Biologia do Ensino de 2º grau (médio) da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí - SEDUC (1976 - 1978), lotada na Unidade Escolar São Francisco de Assis. Supervisora Pedagógica de Ciências e de Biologia da SEDUC (1978-1986). Consultora Ambiental (voluntária) da Fundação Rio Parnaíba - FURPA - ONG (1976-2010).Chefe de Divisão de Pesquisa e Pós- Graduação (1992-1993), Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Educação Física (1991-1993), Coordenadora de Apoio à Pesquisa, Bolsa e Auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEP (2001-2002). Vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Agricultura - CCBA (2003-2007), Pró-reitora dos Cursos Superiores Sequenciais - PRESE (2008-2010), Foi orientadora do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UESPI. Atualmente é Professora ASSOCIADA 1 com regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí, na qual é Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, lotada no Centro de Ciências da Natureza - CCN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia - Mestrado Profissional (PROFBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando pela Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Prática Docente e Discente, Educação Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Estudos Florísticos, Vegetação de Cerrado, Composição e Diversidade de Avefauna. Orientadora do PIBEU/UESPI.(Texto informado pela autora). 

Gonçalo Mendes da Conceição, Universidade Estadual do Maranhão

Professor/Researcher at the Estate University of Maranhão/UEMA. Coordinator of the Laboratory of Plant Biology/LABIVE and Curator of the Herbarium Prof. Aluízio Bittencourt/HABIT. Vice Coordinator of the Postgraduate Program in Biodiversity, Environment and Health/PPGBAS. Graduated in Sciences/Biology, specialist in Botany, Master in Plant Biology and Doctor in Zootechny. 

Publicado

2020-02-27