Investigação da ocorrência de resíduos de herbicidas em rios da reserva extrativista Acaú-Goiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0033

Palavras-chave:

Pesticidas, Contaminação Ambiental, Água Superficial, Cana-de-açúcar, UPLC-MS/MS

Resumo

O Brasil é o maior consumidor de pesticidas do mundo e vários estudos mostraram danos à saúde e ao meio ambiente devido à exposição e a toxicidade desses agroquímicos. A cultura de cana-de-açúcar apresenta o maior consumo de herbicidas, ficando as margens de grandes bacias hidrográficas. Neste trabalho, foi investigada a ocorrência de herbicidas nas águas superficiais de três áreas de captação diferentes: Rio Tracunhaém, Três Bocas e Rio Capibaribe Mirim, todos localizados no município de Goiana, Pernambuco, em uma região que se destaca pela intensa atividade agroindustrial, pelo seu bioma marinho costeiro e por áreas destinadas à carcinicultura. Estes rios abastecem o consumo doméstico, industrial e agrícola de cerca de 26 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco e apresenta uma população de 465.549 habitantes. Foram investigados 12 herbicidas nas águas do Rio Goiana, utilizando-se a técnica de cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada à espectrometria de massa triploquadrupolo (UPLC-MS/MS). O estudo foi realizado nos meses de março a agosto de 2019 e detectou a presença de resíduos dos herbicidas Ametrina, Atrazina, Diurom e Tebutiurom nos meses de março, abril e maio, em concentrações que variaram de 10 a 150 µg L-1. Os resultados indicam a necessidade de realizar o monitoramento da contaminação de águas superficiais, uma vez que as práticas agrícolas atuais tem um impacto sem precedentes na qualidade da água e consequentemente nos ecossistemas e na saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Silveira Costa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Pesquisadora em química ambiental, em análise de resíduos de agrotóxicos, especialista em desenvolvimento e validação de métodos analíticos com ênfase em LC-MS/MS e CG-MS/MS, estabilidade de materiais de referência e acreditação de laboratórios ISO NBR 17025.

Henrique Carlos Marinho Pereira da Silva, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Atua em laboratório de análise de resíduos em alimentos, com experiência nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos analíticos utilizando a técnicas de cromatografia gasosa e liquida e espectrometria de massas, aplicada a analise de resíduos e contaminantes; validação de métodos analíticos; acreditação de laboratórios; ISO17025. 

Karla Patrícia de Sousa Barbosa Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002), especialização em Microbiologia Aplicada pera Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (CAV) onde ministra a disciplina de Biologia Celular e Embriologia. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte e Coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física do CAV/UFPE. É pesquisadora visitante do Programa de Pós Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (PPGNAFPF). É Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ultraestrutura do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ-PE). É membro dos grupos de pesquisa: Biologia Celular de Fármacos Anti-Inflamatórios - FIOCRUZ; Controle cardio-respiratório e plasticidade fenotípica - UFPE, e Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica. Tem experiência em experimentação animal e nas áreas de biologia celular, inflamação e mecanismos de fármacos anti-inflamatórios em modelos de inflamação aguda e/ou crônica no pulmão, fígado e sistema nervoso. além disso, realiza análise histopatológica de peixes para monitoramento ambiental e coordena um grupo de aprendizagem tutorial (GAT) do projeto PET Saúde interprofissionalidade do CAV/UFPE.

Danilo César Galindo Bedor, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professor Adjunto do curso de Farmácia (2012 - atual), Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (2015 - atual) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (2013 - atual) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Membro Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES - INEP), (2018 - atual). Ocupa o cargo de gerente bioanalítico (2007 - Atual) do centro de biodisponibilidade/bioequivalência do Núcelo de Desenvolvimento farmacêutico e Cosmético - NUDFAC da mesma Universidade. Atuou como consultor de diversas empresas farmacêuticas na área de desenvolvimento e validação de métodos analíticos por HPLC e de dissolução. De 2009 a 2012 atuou como sócio gerente de um laboratório de inovação na área de bioanálise tendo participado de estudos clínicos de fase I e II para doenças negligenciadas na quantificação de amostras em Dried Blood Spot. Atua na área de pesquisa científica em Farmácia, com ênfase em biofarmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacocinética e biodisponibilidade, Desenvolvimento e validação de método bioanalíticos (HPLC e LC-MS\MS), estudos de bioequivalência e dissolução de medicamentos sólidos para correlação in vitro in vivo. Como formação acadêmica possui graduação em Farmácia (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011 - Parceria com a Université D'auvergne - França) em Ciências Farmacêuticas na área de Fármacos e Medicamentos todos pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós doutorado na área de avaliação biofarmacêutica (classificação biofarmacêutica de produtos inalatórios) na Université de Poitiers - França (2015).

Leila Bastos Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Farmácia (1996), Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFPE (1999 e 2007) Pós-doutorado pela University of Bath/UK (2014). Foi Farmacêutico em Farmácias Magistrais (1999-2010); Professor substituto na UFPE (2000-2002); Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, onde trabalhou com a metodologia ABP e desenvolveu diversos manuais de tutor e estudante (2008-2010); Professor visitante da University of Bath/UK (2014); atuou no desenvolvimento de produtos farmacêutico e cosmético, registrado e comercializados por Industria farmacêutica Pernambucana; participou de projeto financiado pela UNICEF (1999) e projeto financiado pelo FDA (2014); foi bolsista DT (2015-2017); participou e coordenou vários projetos de pesquisa e inovação incluindo parcerias com instituições públicas (FACEPE, CNPq, CAPES), privadas nacionais (Hebron), e internacionais com Universidades na França e Inglaterra; coordenou o PET-Saúde na area de Farmacia (2010-2012) onde publicou diversos capítulos no Livro PET-Saude UFPE: Extensao, pesquisa e ensino; Participou na qualidade de tutora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital da Clínicas/ UFPE (2010-2012); montou o projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade de Ciências de Pernambuco (FACIPE) (2007), o PPC do curso de Farmácia da Escola Pernambucana de Saúde (FBV-IMIP) (2007) e o PPC do curso de Farmacia da UNINASSAU (2005). Atualmente é Professor Adjunto IV da UFPE, atuando no âmbito do ensino, pesquisa e extensão; membro permanente do Programa de Pós graduação em Ciências Farmacêuticas (2014- Atual) e do Programa de Pós graduação em Morfotecnologia/ UFPE (2018-Atual) onde orienta alunos no nível de mestrado, doutorado e Pós-doutorado; Vice-coordenador da Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade (2010-Atual) onde atua em diversos projetos de extensão e estágio curricular; professor das disciplinas de Biofarmacotécnica, Cosméticos e Montagem de Farmácia Magistral onde atua em diversos projetos de ensino mediante a utilização de metodologias ativas de aprendizado e orienta alunos de TCC; consultor técnico da Hygeia Pharma Farmácia de Manipulação LTDA-ME (2010- Atual) e da B&S Inovações farmacêuticas (2014- Atual); participa de cooperação técnica (desenvolvimento de processos e produtos) com indústrias farmacêuticas nacionais (Laboratório Cristália e Laboratório Hebron); pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético (1997- Atual) onde mantém parcerias internacionais em projetos de pesquisa e inovação com a University of Bath (UK), Poitires Université (FR) e Rhodes University (Africa do Sul). Além de artigos publicados, trabalhos em congresso, coordenação de eventos, possuí diversas patentes (INPI), registros de produto (ANVISA), registro de marca (INPI) e é revisor de periodicos internacionais.

Davi Pereira de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Farmácia Bioquímica Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), especialização em Fitoterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), especialização em Diploma de Universidade (DU) em Cosmetologia pela Universite D'aix Marseille II (1991), especialização em Diploma de Estudos Superiores Especializados(DESS) em Farmácia Industrial pela Université de Montpellier III (1989), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Tecnologia Farmaceutica e Biofarmacia pela Université de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1992). Foi diretor técnico industrial do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco/LAFEPE (1995-97 e 2007-2010) e membro do conselho superior da FACEPE. Membro da comissão da CAPES (2002-2006), Membro da câmara técnica de cosméticos/CATEC-ANVISA (2004-2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, e pesquisador DTI 2 do CNPq até 2018, quando por opção não solicitou renovação da bolsa. É membro do conselho científico do Laboratório Cristália-SP, coordenador do NUDFAC/UFPE e da Farmácia escola da UFPE. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Biofarmacia e dermofarmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: bioequivalencia, desensevolvimento galênico e cosmético, métodos alternativos.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente