Variação radial das propriedades da madeira de Caryocar brasiliense Cambess. (pequi-do-cerrado)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0002

Palavras-chave:

Cerrado, Xilema, Anatomia da madeira, Física da madeira, Biometria de fibras

Resumo

A madeira é um dos os compostos orgânicos mais utilizados como matéria-prima no mundo. Suas características químicas, anatômicas e físicas variam sensivelmente mediante aos fatores ambientais. No Cerrado, os solos são naturalmente pobres e com estações secas prolongadas. O estudo das propriedades  da madeira produzida nesse bioma é relevante para compreensão das adaptações morfológicas no xilema secundário para sobrevivência da planta. Objetivou-se estudar as variações e correlações entre propriedades físicas e biométricas de fibras na madeira de Caryocar brasiliense Cambess. do cerrado de Minas Gerais. Coletou-se amostras de incremento do lenho de três árvores, utilizando-se trado de Pressler na altura de 1,30 m em relação ao solo. Determinou-se a densidade, umidade e dimensões das fibras da madeira no sentido medula-casca. Os parâmetros físicos variaram em função das árvores e da posição radial. As médias de densidade básica e umidade verde foram de 0,56 g/cm³ e 96,28%, respectivamente. A tendência observada nas propriedades físicas repetiu-se para os parâmetros biométricos das fibras. As médias de largura, espessura e comprimento de fibras foram 24,13 μm, 5,16 μm e 2,65 mm, respectivamente. O padrão de variação radial da madeira de pequi-do-cerrado indicou que ao se afastar da medula, a densidade básica e o comprimento das fibras são crescentes. Por outro lado, a umidade verde é decrescente. Para largura e espessura da parede celular das fibras não detectou-se tendências claras. Entre as árvores de C. brasiliense, constatou-se variação e correlação das propriedades físicas e particularidades anatômicas da madeira na mesma tipologia de cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christovão Pereira Abrahão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Engenharia Florestal (1996), mestrado em Ciência Florestal (1999) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Propriedades Fisico-Mecânicas da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia e identificação, secagem, processamento mecânico, movelaria, preservação, energia e carbonização, construções de madeira, sequestro de carbono pela biomassa vegetal. 

Ivo Perceu Ferreira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui ensino-medio-segundo-graupela Universidade Federal de Viçosa(2008).

Cilene Cristina Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Engenharia Florestal, na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira na Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas Disciplinas de Componentes Químicos e Anatômicos da Madeira, Biodegradação e Preservação de Madeiras, e Celulose e Papel.

Thiago Moreira Cruz, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016) e mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2018). Atualmente, doutorando em Engenharia de Biomateriais ela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: usinagem da madeira, qualidade da superfície e da madeira, densidade básica, déficit hídrico, amido, mecanização, subsolagem, força de tração.

Adriano Reis Prazeres Mascarenhas, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Florestal, graduado na Universidade Federal de Mato Grosso (2012), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Santo André (2014), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União Centro Rondoniense de Ensino Superior (2014), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - PGCA/UNIR (2015) e Doutorando em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras - PPGCTM/UFLA (2019-2022). Possui formação de Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste-RO (2007). Atualmente é professor Assistente do Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia Câmpus Rolim de Moura, atuando em docência e pesquisa na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Caik Tonelli Elisio Faria, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Civill, graduado na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2018), Mestrando em Ciência e Tecnologia da Mdeira pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (Atual) e Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos -PUC/MG (Atual). Green Belt - Lean Six-Sigma 

Paulo Junio Duarte, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ? UFVJM (2015), técnico em agropecuária pelo Centro Federal Tecnológico (CEFET), campus Bambuí, mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras ? UFLA (2018), área de atuação: Anatomia da madeira. Atuou como encarregado de operações pleno, coordenando as atividades silviculturais em povoamentos florestais de eucalipto e pinus na Região do Triângulo Mineiro ? Plantar Reflorestamentos S/A (2007-2009). Durante a graduação desenvolveu projetos nas áreas de Tecnologia de produtos florestais, Ecologia e Recuperação de Áreas Degradadas, Manejo e Otimização Florestal. No ano de 2019 iniciou o curso de pós-graduação (doutorado) na UFLA, onde trabalha com metodologias forenses para identificação de madeiras tropicais. Possui expertise em classificação de produtos florestais, processos e qualidade da madeira, os interesses em pesquisas são no desenvolvimento de produtos a base de materiais não convencionais, sustentabilidade, empreendedorismo na indústria madeireira.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)