Revisão da produção científica sobre a participação social na gestão ambiental municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.004.0027

Palavras-chave:

Meio ambiente, Sociedade, Participação

Resumo

A participação social trata das tentativas de inclusão da sociedade nas políticas públicas, buscando atender um anseio da própria população e setores representativos por integrar os processos de tomadas de decisão, levando diretamente ao governo suas demandas nas mais diversas áreas que lhe dizem respeito e estão relacionadas ao bem comum, como a questão ambiental. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo revisar sistematicamente a literatura sobre a participação social na gestão ambiental municipal. Através de busca sistêmica do tema nos periódicos indexados na base Web Of Science - WOS e do uso do software VOSViewer, foi possível analisar os dados bibliográficos de 56 artigos publicados no período de 2008 a 2018, selecionados por tratarem de algum aspecto da participação social na gestão ambiental municipal. Verificou-se um crescimento relativo das pesquisas nessa temática, apresentando um crescimento elevado no ano de 2017, e que essas pesquisas têm se concentrado na avaliação e desenvolvimento dessa participação em questões e áreas temáticas, como: quanto à problemática dos resíduos sólidos, a questão dos recursos hídricos, da gestão de áreas protegidas, do desenvolvimento da gestão ambiental e a sociedade, e uma pequena presença quanto às mudanças climáticas e energias renováveis. O tema que mais cresceu dentro das produções científicas analisadas, foi em relação à participação social voltada para a problemática ambiental dos resíduos sólidos a nível mundial. A investigação da produção científica revelou um campo de estudo em relativo crescimento, a partir de 2015; porém, ainda de forma fragmentada e sem redes de coautoria entre instituições e países. Parece haver um consenso sobre a importância do papel da participação social na gestão ambiental municipal; entretanto, apresentam-se poucos estudos. Em pesquisas futuras podem ser ampliadas as investigações para outros bancos de dados, como Scopus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Dores de Souza Abreu Alencar, Universidade Federal de Campina Grande

Bióloga, Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia pelo Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011). Doutoranda em Recursos Naturais pela UFCG (2017). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santa Maria - FSM (2017). Especialista em Ciências Ambientais pela Faculdades Integradas de Patos - FIP (2011). Tem experiência em gestão ambiental pública. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Biologia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Educação, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Análise e Planejamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos, Desenvolvimento Territorial e Qualidade de vida; Gestão Ambiental Compartilhada e Municípios Sustentáveis. Ensino de Ciências e Ciências Ambientais.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1987) doutora em Administração pela Universidade de Valladolid-Espanha (2001). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Atua nas áreas de ensino e pesquisa. Na área de ensino leciona as disciplinas Teoria das Organizações e Estratégia Empresarial na graduação, na pós-graduação, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, leciona a disciplina Modelos e Ferramentas de Gestão ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Administração, leciona a disciplina Instituições, Organizações e Estratégia, ambos da UFCG Na área de pesquisa atua como líder do Grupo de Estudos em Estratégia e Meio Ambiente (GEEMA) com linhas de pesquisa sobre estratégia empresarial e Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais