Alocação de locomotivas no transporte ferroviário de cargas com foco em redução de custos e emissões de CO2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.004.0012

Palavras-chave:

Alocação, Locomotivas, Transporte ferroviário

Resumo

No contexto do transporte ferroviário de cargas, a alocação de locomotivas se destaca por ser uma operação estratégica para as empresas do setor em função do elevado investimento necessário para aquisição dos diversos custos relacionados e dos impactos ambientais decorrentes de sua utilização. Logo, em um cenário de crescimento da participação do modo ferroviário na economia brasileira, um maior aprimoramento dos meios de gestão e programação, principalmente através de ferramentas que busquem otimização dos processos, torna-se cada vez mais importante quando se buscam vantagens competitivas frente aos demais concorrentes do setor de transportes. Sendo assim, este artigo apresenta um procedimento para direcionar a decisão de alocação de diferentes modelos de locomotivas em diversos tipos de trens no transporte ferroviário de cargas que visa à redução dos custos do transporte associado a uma diminuição das emissões de CO2. Foi realizada a aplicação do modelo proposto em uma empresa do setor de transporte ferroviário de cargas brasileiro, gerando uma redução de cerca de 10% nos custos operacionais e 7% nas emissões de CO2, quando comparado com o cenário atual praticado pela empresa. Através da análise dos resultados da aplicação realizada, foi possível constatar a consistência e aplicabilidade do procedimento proposto neste trabalho.

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Biografia do Autor

Caio Almeida Arêas Reis, Instituto Militar de Engenharia

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Pós-Graduado em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Atualmente é Analista Pleno - MRS Logística S.A. atuando com gestão de desempenho e indicadores dos principais processos da empresa, além de cursar mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, na área e Planejamento de Transportes. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, Gerenciamento de Projetos, Programas de Qualidade, Gestão Financeira e de Processos Produtivos.

Renata Albergaria de Mello Bandeira, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Sistemas de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRJ (2018), atuando principalmente nos seguintes temas: logística e gestão da cadeia de suprimentos, logística humanitária, transporte de carga, transporte urbano de carga, eficiência energética em transportes e gestão de projetos.

Luiz Antônio Silveira Lopes, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1982), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1987), doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-doutorado pela universidade de Newcastle (2013). Atualmente é Professor associado do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operação de Sistemas de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de ferrovias e rodovias, otimização de sistemas de transportes, Logistica e utilização de sistema de informações geográficas em transportes.

Orivalde Soares da Silva Júnior, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2006), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2009) e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e pós-doutorado (2015-2017) na mesma instituição. Tem experiência na área de Computação e Engenharia de Transportes, com ênfase em roteirização de veículos e planejamento de transporte urbano, utilizando softwares como o TransCAD e EMME. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Militar de Engenharia. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção ministra as disciplinas de Gestão Ambiental e Ciências do Ambiente. No curso de pós-graduação em Engenharia de Transportes ministra as disciplinas de Métodos de Otimização, Modelos de Planejamento de Transportes, Logística e Laboratório de Transportes.

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Publicado

2019-09-04