Uma perspectiva das ações sustentáveis realizadas por uma empresa do ramo de agronegócio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.002.0021

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Gestão Ambiental, Práticas Empresariais, Desenvolvimento Econômico

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as ações e estratégias que uma empresa do ramo de agronegócio têm empreendido em direção à redução de seus impactos ambientais. A análise empírica foi realizada em uma organização de porte médio localizada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e a pesquisa é de caráter qualitativa. Os resultados demonstram que as empresas, de modo geral, têm buscado cumprir as exigências legais, correspondendo ao conceito de ação reativa, no entanto, percebe-se que há iniciativas, mesmo que em estágio inicial, de ações voltadas à preservação ambiental que correspondem ao segundo grupo: ações proativas. A pesquisa confirma que a identificação e avaliação dos impactos ambientais nas organizações, independente do setor e tamanho do empreendimento, constitui uma ferramenta importante na criação de diretrizes que codificam a gestão ambiental fundamentada na preservação do meio ambiente, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável local e regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional Do Estado do Rio Grande Do Sul

Doutora em Ciências do Solo (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Mestre em Biodinâmica e Produtividade do Solo (1987) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Agronomia (1981) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).Tem experiência na área de Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária e seus impactos socioambientais. Desenvolvimento local e territorial e interface socioambiental.

Patricia Kischner, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Capes/Prosuc, mestranda em Desenvolvimento Regional na linha de pesquisa de Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos da Universidade Regional Do Estado do Rio Grande Do Sul - UNIJUI, Bacharel em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana.

Cristiane Ivete Bugs Vione, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ. Bolsista Capes/Prosuc. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ. Especialista em Gestão e Organização Escolar pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente