Análise de energia e exergia de uma bomba centrífuga acionada por um motor diesel operando com biodiesel de maracujá e misturas com diesel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0022

Palavras-chave:

Biodiesel de Maracujá, Bomba Centrífuga, Energia, Exergia, Sustentabilidade

Resumo

O presente estudo está relacionado com a análise de energia e exergia de uma bomba centrífuga acionada por um motor diesel monocilíndrico operando com biodiesel de maracujá e misturas com diesel. Valores do trabalho útil, do trabalho reversível e da eficiência da segunda lei da termodinâmica foram obtidos. O óleo de maracujá utilizado para obtenção do biodiesel foi produzido por extração mecânica, filtração e processo de degomagem a partir de sementes descartadas do processo de produção do suco de maracujá. O biodiesel de maracujá foi produzido por transesterificação utilizando ultrassom e metanol na proporção de 40% v / v com 1% de NaOH como catalisador. As misturas biodiesel-diesel de maracujá foram preparadas e classificadas como B0, B25, B50, B75 e B100. Essas misturas foram submetidas à caracterização físico-química e utilizadas na bomba centrífuga acionada por um motor a diesel. Para as misturas de biodiesel de maracujá com diesel, a eficiência máxima da segunda lei foi de 29,83% no caso da mistura B25, a 9,45 m3/h e na velocidade máxima da bomba. Quando a bomba centrífuga operou na vazão máxima, a eficiência máxima da segunda lei foi de 31,78% no caso do biodiesel de maracujá (B100), a 2722 rpm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivenio Moreira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2007-2014), Especialização em Gestão do Agronegócio. Atualmente é professor de Economia Agrária e Administração Rural na Universidade Federal Fluminense e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente em pesquisas com biocombustíveis. 

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente