Alterações foliares sugerem efeitos da poluição veicular em plantas da família myrtaceae em áreas urbanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0018

Palavras-chave:

Ecologia Urbana, Gases de Combustão, Estresse Ambiental, Monitoramento Ambiental

Resumo

Alterações no tamanho das folhas, bem como a assimetria flutuante, i.e., variações na simetria de caracteres bilaterais foliares, têm sido usadas para avaliar os impactos da poluição veicular em plantas. Tais parâmetros indicam instabilidade no desenvolvimento das plantas de acordo com seus ambientes, portanto uma ferramenta eficaz em biomonitoramento ambiental. Neste estudo, verificamos se há variação no tamanho e assimetria flutuante em folhas de três espécies de Myrtaceae (Eugenia uniflora, Plinia cauliflora e Psidium guajava) sob três condições ambientais: i) áreas urbanas centrais (com alta intensidade de tráfego de veículo); ii) áreas urbanas periféricas (com baixa intensidade de tráfego veicular); iii) áreas naturais, i.e., sem urbanização, presumidas como livre de trafego veicular, portanto sem gases poluentes emitidos pela combustão (controle). As medidas foliares, comprimento e largura e assimetria, foram obtidas usando um paquímetro digital. Para determinar a assimetria flutuante, a nervura central da folha foi utilizada como referência para mensurar três pontos do lado esquerdo e direito: base foliar (próximo a inserção do pecíolo), área intermediária (meio da folha) e área da ponta (ápice foliar). Os valores da assimetria foram transformados em logaritmos e recalculados sobre novos valores (d = logx - logx) e Box-Cox, d* = (| d | + 0,000050,33). Houve variação nas dimensões foliares e na assimetria flutuante para E. uniflora, P. guajava e P. cauliflora (ANOVA; p < 0,05). Há evidências de instabilidade no desenvolvimento e ontogenia das folhas de E. uniflora, P. guajava e P. cauliflora, potencialmente em resposta a um estresse ambiental promovido pela poluição veicular. Estas espécies podem ser, portanto, bioindicadores de poluição aérea promovidas por combustão veicular em áreas urbanizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene de Brito, Universidade do Oeste Paulista

Graduei-me em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente-SP e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (MMADRE) - UNOESTE. Linha de pesquisa: Avaliação e Análise de Impacto Ambiental. Foco da pesquisa: Potenciais impactos de poluentes do ar sobre Biodiversidade Urbana (interações plantas-animais).

Paulo Antonio Silva, Universidade do Oeste Paulista

Eu, Antonio Paulo Dilva, sou graduando do curso de letras(UFPA) em confecçaõ do TCC, graduando do curso de matemática pela (UEPA), tenho formação técnica em enfermagem e exerço essa mesma profissão há seis anos, no serviço público estadual e municipal (PARÁ).

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente