Produção de mudas de icozeiro (capparys yco) irrigadas com águas salinas e cobertura do substrato com fibra de coco

Autores

  • José Lucínio de Oliveira Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Cícero Silva Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-3832-2913
  • Jandeilson Alves de Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-2775-2486
  • Gislaine dos Santos Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0002

Palavras-chave:

Agroecologia, Espécies nativas, Estresse salino

Resumo

O icozeiro (Capparis yco) é uma planta endêmica do semiárido que ocorre na Caatinga do Nordeste brasileiro, desconhecida nas suas potencialidades e sua capacidade de propagação via seminal sob condições de restrições hídricas. Este trabalho objetivou avaliar os componentes de crescimento e a qualidade de mudas de icozeiro produzidas com águas salinas e uso de fibra de coco como cobertura morta. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em arranjo fatorial 6 x 2, correspondente a seis níveis de condutividade elétrica da água aplicada (0,5; 2,5; 4,5; 6,5 8,5 e 10,5 dS m-1), no substrato sem e com cobertura morta. Foram avaliados o índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência, altura da planta, diâmetro caulinar, área foliar, massa seca da parte aérea, massa seca da raiz, massa seca total e índice de qualidade de Dickson. A aplicação de água de alto teor salino afetou negativamente os atributos de crescimento altura das plantas, diâmetro caulinar, área foliar, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes e massa seca total das mudas de icozeiro. A cobertura com fibra de casca de coco inibiu o crescimento e reduziu a qualidade das mudas de icozeiro.  O uso da fibra de casca de coco como cobertura morta não é recomendado para produção de mudas de icozeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lucínio de Oliveira Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor Titular do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPB - Campus Picuí. Graduado em Engenharia Agronômica (UFPB), Licenciatura/Esquema I (CEFET - PR/UFRGS) e Direito (Universidade Regional do Cariri). Mestre em Produção Vegetal (UFPB) e Doutor em Agronomia (UFPB). 

Cícero Silva Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduado em Agroecologia e pós-graduando em Gestão dos Recursos Ambientais no Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), atuou como bolsista do CNPq na modalidade IEX (Iniciação ao Extencionista) pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), que desenvolvendo atividades de cunho acadêmico e de vínculo institucional.Obteve capacitações em cursos técnicos de curta duração, em caprinocultura, viveiricultura, experiência em áreas afins, como compostagem, produção de mudas.

Jandeilson Alves de Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2008), onde foi bolsista de Iniciação Científica e monitor da disciplina Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, e mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus Picuí, ministrando as disciplinas Gênese,Morfologia e Classificação do Solo, Química e Física do Solo e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e Coordenador de Pesquisa e Extensão. Atua nas áreas de Química e Fertilidade do Solo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGMSA/UFERSA).

Gislaine dos Santos Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduada em Agroecologia e pós-graduanda em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido (IFPB - Campus Picuí). Atuou como bolsista do CNPq pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, desenvolvendo atividades de cunho acadêmico e de vínculo institucional, relacionadas ao Bioma Caatinga e socialização de saberes tradicionais. Atua também, na área de produção vegetal no Semiárido.

Downloads

Publicado

2019-06-20