Sustentabilidade e educação superior na Amazônia: um estudo da Universidade Federal do Oeste do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0034

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Problemática Ambiental, Educação Superior

Resumo

A problemática ambiental, como a poluição, degradação, crise de recursos naturais, de energia e de alimentos, apareceu nas últimas décadas do século XX como uma crise de civilização (LEFF, 2002), tornando-se um desafio para a sociedade como um todo a partir dos avanços científicos e tecnológicos. As universidades têm um papel relevante no processo de preparação das gerações de profissionais bacharéis e licenciados, para uma atuação com base na sustentabilidade. O artigo traz os resultados parciais da pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Curso de Doutorado em Ciências Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi elaborado a partir da seguinte questão: como ocorre a relação entre sustentabilidade e educação superior nos documentos institucionais da Universidade Federal do Oeste do Pará? Qual o papel desta instituição frente a temática ambiental na Amazônia brasileira? É de natureza qualitativa (BOGDAN et al., 1994; CHIZZOTTI, 2010), sendo delineada em pesquisa bibliográfica e documental (LAKATOS et al., 2003; CELLARD, 2008; GIL, 1999). Verificou-se que a sustentabilidade e educação superior vem ganhando destaque no âmbito do desenvolvimento sustentável desde a década de 1970 em eventos internacionais. No campo da pesquisa, há um significativo número de publicações científicas nos últimos dez anos. No caso específico da UFOPA, foi identificado o uso termo desenvolvimento sustentável nos diferentes documentos institucionais, evidenciando o papel que a universidade deveria exercer enquanto vetor de transformação na busca de desenvolvimento com sustentabilidade. À guisa de conclusão, verifica-se que em função da complexidade da relação sustentabilidade e educação superior no contexto amazônico é necessário maior aprofundamento sobre as bases conceituais, filosóficas e epistemológicas da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Alípio Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Sociedade Natureza e Desenvolvimento - PPGSND/UFOPA da Linha de Pesquisa Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Educação - PPGE/UFOPA da Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Presidiu o Conselho Municipal de Educação de Santarém-PA de 2006 a 2010. Foi Secretário Municipal de Educação em 2012 no município de Santarém-PA. Atuou como docente na UFPA e nas Faculdades Integradas do Tapajós. É membro do Fórum Municipal de Educação de Santarém-PA. Tem atuado sobre os temas Gestão Educacional, Sistemas Educacionais, Plano Municipal de Educação, Projeto Político Pedagógico, Ensino Fundamental de 09 anos, Legislação Educacional, Planos Decenais de Educação, Metodologia de Ensino, Legislação Educacional, Políticas Educacionais, Interdisciplinaridade e Ensino Superior.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA - Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente é Professora Titular da UFOPA, lotada no Instituto de Ciências da Educação, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação desde sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do referido programa. Também é docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico, e ao Doutorado interdisciplinar em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da mesma Universidade. Esteve na Presidência da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ? RIDES durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educativa, Educação Integral, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire. 

Downloads

Publicado

2018-07-03