Percepção e uso de mata ciliar em um projeto de assentamento, Santarém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0029

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Áreas de Preservação Permanente, Meio ambiente, Amazônia

Resumo

As matas ciliares são áreas de preservação ambiental, protegidas pela legislação florestal brasileira, dada sua função de proteção do solo e recursos hídricos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos comunitários e o uso da mata ciliar na comunidade de Santa Luzia, Projeto de Assentamento Agroextrativista do Eixo forte, Santarém (PA). Esta pesquisa foi realizada ao longo do primeiro semestre do ano de 2014. Para a realização do trabalho, primeiramente foi realizada uma visita para o conhecimento da área e contato com as lideranças comunitárias, visando obter autorização para realização do estudo. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se o uso de entrevista semiestruturada, anotações dos comentários dos entrevistados, observação direta e registro fotográfico. O estudo realizado na comunidade de Santa Luzia mostrou que os comunitários possuem conhecimentos sobre os recursos naturais existentes na comunidade, com destaque o igarapé e a composição da mata ciliar. Há a sensibilização dos visitantes, principalmente os que têm balneários, para as questões ambientais. No entanto, ainda ocorrem descartes irregulares de resíduos às margens do igarapé da comunidade. O conhecimento sobre a legislação ambiental envolvendo a mata ciliar é superficial, havendo ainda muitas limitações. Assim, surge a necessidade de ampliar as ações extensionistas voltadas para as questões de legislação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra dos Santos Gomes, Instituto Esperança de Ensino Superior

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia(2010) e especialização em Esp. em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Esperança de Ensino Superior(2014). Atualmente é Engenheira Florestal/Educadora Ambiental da Escola da Floresta/SEMED.

Thiago Almeida Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal (2003), mestrado em Ciências Florestais (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua como docente nos cursos de Bacharelados em Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Agrárias. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida (PPGSAQ/Ufopa) e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa). Exerceu o cargo de Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, no período de abril de 2014 a abril de 2018. 

Downloads

Publicado

2018-07-03