Gestão sustentável de resíduos sólidos em propriedades rurais do interior do RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0018

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Propriedades Rurais, Resíduos Sólidos

Resumo

O presente estudo teve por intuito elucidar a situação das propriedades rurais de municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul, mas especificadamente da região do Médio Alto Uruguai, quanto à gestão dos resíduos. Verificar qual o nível de conhecimento quanto aos efeitos do descarte dos resíduos e a conscientização dos donos de propriedades rurais é o prelúdio de ações que possam contribuir para uma gestão rural mais sustentável e que possa ser, além de lucrativa, não nociva ao meio ambiente. A partir da abordagem qualitativa com metodologia exploratória e descritiva, os resultados coletados por meio da pesquisa de levantamento elucidaram que os proprietários admitem que o descarte dos resíduos muitas vezes é realizado de maneira incorreta, o que pode ser justificado pela falta de conhecimento específico dos malefícios desses atos para o meio ambiente e para própria saúde dos que habitam a propriedade e imediações. Seria interessante que houvesse palestras dos sindicatos e órgãos relativos a esses produtores referente a conscientização da importância do descarte dos resíduos nas propriedades rurais, pois muitos afirmam que existe falta de conhecimento e conscientização referente ao assunto. Ações no gerenciamento de resíduos do meio rural são necessárias para que a sustentabilidade aconteça. O prolongamento dos recursos naturais é responsabilidade de todos os âmbitos sociais, pois favorece o desenvolvimento. Portanto, conclui-se que, ainda, algumas pessoas agem de maneira incorreta no descarte de resíduos sólidos em propriedades rurais por falta de direcionamento, o que conduz o pensamento de que a educação sustentável e a percepção de busca da preservação do meio ambiente ainda são a melhor solução para mudar esse atual contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiele Maria Fão, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-graduada em Liderança e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - UNM, revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ). Bolsista PROSUC/CAPES.

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ).

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Integração Regional pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente