Horta orgânica pedagógica em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Palavras-chave:
Agricultura orgânica, desenvolvimento social, educação, segurança alimentar, sustentabilidade.Resumo
A alimentação é um tema de grande importância quando se trata de promover a saúde de seres humanos, tendo em vista impactar o bem-estar físico e mental, além de apresentar relação à sustentabilidade ambiental. Assim sendo, a busca por práticas educativas que visam conciliar a qualidade alimentar, a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e a sustentabilidade ambiental são demandas do mundo moderno. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo discutir ações que estão sendo realizadas entre instituições de ensino e a sociedade na efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de promover a conscientização de estudantes sobre a importância da alimentação saudável e do desenvolvimento sustentável, a preparação de práticas pedagógicas, além de envolver a comunidade na conscientização da utilização de resíduos orgânicos na produção de alimentos orgânicos, favoráveis à saúde humana e ao ambiental. Em suma, a integração das hortas orgânicas pedagógicas nas escolas não só promove uma alimentação mais saudável, mas também contribui para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à minimização do índice de fome mundialmente, na promoção da agricultura sustentável, na garantia de uma educação de qualidade, nas tomadas de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, entre outros de extrema necessidade ao bem-estar mundial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.