Remoção de toxicidade aquática por carvão ativado produzido de lodo industrial
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0002%20Palavras-chave:
Adsorvente, Micropoluentes Emergentes, Tratamento Terciário, Efluentes, Biossólidos IndustriaisResumo
A valorização de lodos industriais por beneficiamento tem atraído atenção de vários pesquisadores. A expectativa é a reutilização e agregação de valor ao biossólido gerado nas estações de tratamento de efluentes com sua conversão em produto e reintrodução no tratamento de efluentes. A indústria é o segmento importante na economia de qualquer país para a geração de emprego e qualidade de vida, porém grande consumidora de recursos naturais, geradora de gases de efeito estufa, resíduos sólidos, efluentes e lodos. Assim, o objetivo deste trabalho foi a revisão da literatura para a investigação da síntese de carvão ativado (CA) utilizando lodo industrial como material precursor, sua aplicação na remoção de micropoluentes e a toxicidade em efluentes reais e sintéticos. Constatou-se que a rota de síntese dos CA é mais importante para sua obtenção do que a natureza do próprio lodo, sendo a temperatura e tempo de reator, tipo de ativação e razão de impregnação de ativador como as variáveis mais influentes. Estes adsorventes se mostraram eficiente na remoção de micropoluentes, apresentando até 99% de remoção de un. pt-co de efluentes têxteis e de toxicidade com remoção de até 100% de mortalidade de artemia salina. Logo, o gerenciamento de lodo industrial para a valorização em material de valor agregado mostrou-se alternativa viável com eficiência comprovada na remoção de micropoluentes emergentes e toxicidade. Entretendo a literatura ainda é escassa em produção de CA de lodos industriais e requer mais investigação cientifica principalmente no que tange a aplicação desses adsorventes para remoção de toxicidade aquática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.