Remoção de toxicidade aquática por carvão ativado produzido de lodo industrial

Autores

  • Keivison Almeida Monteiro Universidade Federal de Viçosa
  • Aline Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0002%20

Palavras-chave:

Adsorvente, Micropoluentes Emergentes, Tratamento Terciário, Efluentes, Biossólidos Industriais

Resumo

A valorização de lodos industriais por beneficiamento tem atraído atenção de vários pesquisadores. A expectativa é a reutilização e agregação de valor ao biossólido gerado nas estações de tratamento de efluentes com sua conversão em produto e reintrodução no tratamento de efluentes. A indústria é o segmento importante na economia de qualquer país para a geração de emprego e qualidade de vida, porém grande consumidora de recursos naturais, geradora de gases de efeito estufa, resíduos sólidos, efluentes e lodos. Assim, o objetivo deste trabalho foi a revisão da literatura para a investigação da síntese de carvão ativado (CA) utilizando lodo industrial como material precursor, sua aplicação na remoção de micropoluentes e a toxicidade em efluentes reais e sintéticos. Constatou-se que a rota de síntese dos CA é mais importante para sua obtenção do que a natureza do próprio lodo, sendo a temperatura e tempo de reator, tipo de ativação e razão de impregnação de ativador como as variáveis mais influentes. Estes adsorventes se mostraram eficiente na remoção de micropoluentes, apresentando até 99% de remoção de un. pt-co de efluentes têxteis e de toxicidade com remoção de até 100% de mortalidade de artemia salina. Logo, o gerenciamento de lodo industrial para a valorização em material de valor agregado mostrou-se alternativa viável com eficiência comprovada na remoção de micropoluentes emergentes e toxicidade. Entretendo a literatura ainda é escassa em produção de CA de lodos industriais e requer mais investigação cientifica principalmente no que tange a aplicação desses adsorventes para remoção de toxicidade aquática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keivison Almeida Monteiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA ano de 2021, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP ano de 2021, Mestre em Engenharia Civil (Concentração: Engenharia Sanitária e Ambiental) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e especialista em Gestão e Docência Universitária pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP ano de 2023, doutorando em Engenharia Civil (Concentração: Engenharia Sanitária e Ambiental) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e integrante do grupo de pesquisa em nanomateriais e química ambiental - LANAQUA da Universidade Federal de Viçosa UFV. Com experiência na área de tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos e toxicologia aquática.

Aline Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre pelo programa Multicêntrico em Química de Minas Gerais, UFV- Campus Viçosa/MG. Especialista em Docência na Educação Básica e Educação Especial pelo IFMG - Campus Avançado Arcos e Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológico pela Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus de Rio Pomba. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de iniciação científica durante a graduação. Atuou como analista de laboratório na Indústria, no SAAE de Viçosa - MG, SAAE de Senador Firmino - MG e professora de Química da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG).

Downloads

Publicado

2024-04-20