Recifes da Amazônia: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0003

Palavras-chave:

Grande sistema recifal da Amazônia, Ecossistema recifal, Produção científica

Resumo

O Grande Sistema Recifal da Amazônia (Great Amazon Reef System – GARS) é um complexo recifal mesofótico que está localizado em profundidades entre 50 a 200 m, com uma extensão estimada em 56.000 km2 no litoral dos estados do Pará, Amapá e Maranhão. É um ambiente que se caracteriza pela elevada biodiversidade, sendo habitat de espécies comercialmente importantes e ainda pouco conhecidas. Apesar de sua importância ecológica e econômica, apenas em 2016 foi realizada a descrição deste ecossistema. O presente estudo objetivou realizar um levantamento sistemático dos estudos científicos publicados sobre o GARS. Foram realizadas buscas nas plataformas: Google Acadêmico, Web of Science e Scielo, utilizando-se as palavras-chave: “Recifes da Amazônia”, “Amazon reef”, “Amazon river” e “Great Amazon Reef System”. Os estudos encontrados pertenciam às categorias de artigo científico, nota científica, capítulo de livro e trabalhos completos publicados em evento científico. Os resultados obtidos identificaram 61 estudos publicados entre os anos de 1977 e 2022, sendo observado que a maior concentração de estudos ocorre a partir do ano de 2016 (90% das publicações). Os periódicos Biota Amazônia (N=5) e Frontiers in Marine Science (N=6) publicaram a maioria dos estudos. Dentre os grupos ou temas estudados, 22 estudos abordaram questões relativas à invertebrados marinhos; 17 estudos realizaram análises de aspectos estruturais e físico-químicos envolvendo o GARS, caracterizando a extensão do GARS, aspectos da sua biodiversidade, a idade do recife, a evolução do GARS, influência da luminosidade e entre outros; e 16 estudos tiveram como foco a ictiofauna. Através das análises das publicações, foi possível observar que o GARS possui um grande potencial para identificação de novas espécies, para compreensão biogeográfica de diversas espécies marinhas e para o ramo da biotecnologia. Tornando-se necessária o fomento de ações governamentais que garantam a preservação da área do GARS, assim como incentiva-se o fortalecimento e implementação de grupos de pesquisa com foco em Ciências do Mar no norte do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Nascimento do Nascimento, Universidade Federal do Amapá

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2016) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2019). Atualmente curso Doutorado em Biodiversidade Tropical pelo PPGBIO-UNIFAP. Coordenei o Laboratório de Ciências do Colégio Moderno, Centro de Ensino, Educação e Cultura (2019-2020). Possuo experiência em docência teórica e prática junto ao Ensino Infantil, Fundamental e Médio, nas disciplinas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Possuo experiência em Monitoramento de fauna de estradas, avifauna e quiropterofauna. Possuo experiência em Resgate de fauna e germoplasma. Tenho experiência como Educador Ambiental em empreendimento de linha de transmissão de energia da CHESF. 

Janaina Freitas Calado, Universidade do Estado do Amapá

Bióloga formada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em Ecologia também pela UFRN. Sou professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá e atuo junto ao colegiado de Ciências Naturais. Hoje atuo principalmente com educação ambiental em projetos de pesquisa e extensão aqui no Amapá, junto ao Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Pró-reitoria de Extensão (NUTEX) e ao Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE). Para desenvolver os projetos busquei me qualificar em técnicas de comunicação, educomunicação e divulgação científica, com especial destaque para a formação junto ao Canal Futura no Geração Futura Educadores e programa Florestabilidade. Tenho experiência com ecologia marinha e já trabalhei com etnoecologia e ictiologia. Sou coordenadora da eixo formativo do NUTEX, do projeto de pesquisa/extensão: "Recifes da Amazônia: percepção ambiental e divulgação científica". Pretendo ser alguém que mude o mundo, transforme vidas e ajude a formar pessoas que mudem o mundo. Sou mãe de duas pessoas lindas, sendo que a mais nova foi gestada e parida durante minha licença maternidade e durante o meu doutorado.

Publicado

2023-01-08