Análise numérica e experimental da transmitância luminosa em placas de argamassa e fibra óptica polimérica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0007Palavras-chave:
Placa de argamassa, Fibra óptica polimérica, Transmitância luminosaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a transmitância luminosa e resistência à tração de placas de argamassa com adição de fibra óptica polimérica (FOP). Inicialmente, foram moldados os conjuntos de placas A e B e as placas do traço referência (0% de FOP). O conjunto A era composto por placas com 2 teores de fibra: 0,2% (TA-1) e 0,3% (TA-2). O conjunto B foi composto de placas com teor de fibra de 2% (traço TB). Além disso, foi realizado o cálculo do fluxo Luminoso e o iluminamento das placas com adição de FOP para comparação com o teste de transmitância luminosa. O traço referência resistiu à uma tração de 21,6 MPa, enquanto o Traço TA - 1 resistiu à uma tração de 20,3 MPa, o Traço TA - 2 à uma tração de 21,8 MPa e o traço TB à uma tração de 11,7 MPa. Sobre a transmitância de luz, o traço TA - 1 transmitiu ≅0,3 lux, o traço TA - 2 transmitiu ≅0,2 lux e o traço TB transmitiu ≅1,2 lux para dentro da caixa de teste, verificando, assim, que os valores calculados são bem próximos dos valores obtidos pelo ensaio. Assim, o alto teor de fibra óptica dispostas perpendicularmente ao plano ajudaram a diminuir a resistência à tração, porém auxiliou no aumento da transmitância luminosa, e o material usado para cortar as fibras (tesoura ou estilete) é um dos principais fatores para a boa transmitância de luz nas placas de argamassa translúcida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.