Geoestatística, krigagem e multivariada de atributos físicos de um Latossolo sob pastagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0001

Palavras-chave:

Geoestatistica, Krigagem, Manejo do solo, Tomada de decisão

Resumo

Conhecer a distribuição espacial de atributos do solo e planta é indispensável para o manejo racional das atividades agropecuárias, e para isto pode ser utilizado indicadores de qualidade física do solo. Este trabalho teve por objetivo de identificar a estrutura de dependência espacial de atributos físicos do solo e correlacionar pela análise de componentes principais com a produtividade de pastagens. O experimento foi conduzido no município de Corrente-PI. Para o mapeamento dos atributos físicos do solo e da produtividade da pastagem foram avaliados 78 pontos, referentes aos pontos de cruzamento de uma malha amostral com intervalos regulares de 10 m. A hipótese de normalidade dos dados foi testada na estatística descritiva pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e a dependência espacial analisada por meio de ajustes de semivariogramas. Atributos indicadores de qualidade física do solo como: densidade do solo, porosidade total, resistência do solo a penetração, umidade gravimétrica apresentaram grau de dependência espacial forte em área sobre pastagem degradada, sugerindo que nas condições estudadas, essas variáveis são as principais responsáveis pela espacialização da produtividade da matéria seca da pastagem que houve grau de dependência espacial moderada. Os atributos físicos do solo sob pastagem degradada apresentaram estrutura de dependência espacial em todas as camadas estudadas.  A Técnica de Krigagem demonstrou ser uma alternativa viável par interpolação de dados em locais não amostrados na área de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Barbosa Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Natural de Júlio Borges, Piauí, técnico em agronegócio pelo Instituto Federal do Piauí Ciência e Tecnologia- IFPI(2013). Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual do Piauí (2017), na graduação foi bolsista de iniciação científica por 3 anos consecutivos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba com bolsa CAPES onde desenvolveu o trabalho de dissertação na linha de pesquisa Solos e Nutrição de Plantas no período de 2017 a 2019. Atualmente é doutorando em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com pesquisa na área de manejo e conservação do solo e água com utilização da modelagem SWAT no estado do Mato Grosso em parecerias com Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Agência Nacional de Águas- ANA e Universidade Federal do MAto Grosso do Sul-UFMS. Previsão de defesa da Tese: Maio de 2023. Tem experiência na área de Manejo e Conservação do Solo e da água, atua principalmente nos seguintes temas: perdas de solo e água por erosão, práticas conservacionistas, geoestatistica, agricultura de precisão, krigagem, gênese morfologia e classificação do solo, estoque de carbono, efluxo de CO2 na Caatinga e física do solo. Já participou de diversos eventos científicos em níveis: regional, nacional e internacional. 

Fernando Silva Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2006) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí (2009) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí, na pesquisa vem atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação do solo e da água, física do solo, geoestatística, agricultura de precisão, dinâmica de processos edáficos e sistemas orgânicos de produção.

Ericka Paloma Viana Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Ceará (2019), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2016),Técnica em agropecuária pelo Centro Territorial de Educação profissional do Oeste Baiano (2011).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia do solo, reabilitação de áreas degradadas e fertilidade do solo.

Wesley dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2016), no qual realizou estágio no laboratório de solo e trabalhou com iniciação cientifica desenvolvendo trabalhos de pesquisas em área de cultivos de grãos no bioma cerrado (PI e BA) com ênfase em atributos químicos e biológicos em sistemas de manejo do solo e adubação do solo em áreas recém abertas. Possui mestrado em Ciência do Solo com área de concentração em química, fertilidade e biologia do Solo pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019), onde desenvolveu seu trabalho de dissertação com pesquisa relacionada ao uso de pó de rocha de diferentes origens como fontes de nutrientes para a cultura do sorgo e remineralização do solo. Atualmente é estudante de doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) com área de concentração em fertilidade e adubação do solo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ com desenvolvimento da pesquisa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia), sua pesquisa avalia a dinâmica do C e N no solo, com o uso de técnicas isótopicas para identificar a contribuição de plantas C3 e C4 para o estoque de C em áreas de pastagens em monocultura e consorciada com leguminosa e uso de técnica de amostragem de solo que reduza a variabilidade nos teores de C e N provocadas por fatores não relacionados ao tratamento. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de manejo conservacionistas, pastagens, geoestatística, química do solo, adubação, fertilidade do solo e dinâmica da matéria orgânica do solo. 

Jenilton Gomes da Cunha , Universidade Federal do Piauí

Agrônomo pela Universidade Estadual do Piauí, durante a graduação realizou pesquisas com a cultura da soja e recuperação de áreas degradadas na região do Extremo Sul Piauiense. Mestre em Agronomia/Produção Vegetal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, bolsista pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco onde desenvolveu o trabalho de dissertação na linha de pesquisa de Fruticultura Tropical. Doutorando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Piauí e membro do Grupo de Estudos em Fruticultura (FRUTAGRO) com desenvolvimento de pesquisas com ênfase em produção de frutíferas.

Ana Paula Silva de Almeida, Faculdade de Engenharia Agrícola

Mestranda em Engenharia Agrícola na FEAGRI - Faculdade de engenharia Agrícola/ UNICAMP; Pós - Graduanda em Direito Processual Civil Aplicado na EBRADI - Escola Brasileira de Direito; Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Anhanguera; Graduada em Engenharia agronômica pela Universidade Estadual do Piaui e Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Piaui. atua na área de manejo e conservação de recursos naturais, por meio do uso de indicadores de sustentabilidade ambiental e instrumentos jurídicos de governança ambiental.

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)