Definição do nível de reservatórios a partir das imagens de satélite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0009

Palavras-chave:

Google Earth Engine, Nível dos reservatórios, Imagens de Satélite

Resumo

O monitoramento dos recursos hídricos por medidores in situ é de expressivo custo, pois dependem de fatores como a localização, tamanho e acesso ao reservatório. Por esse motivo, nos últimos anos o monitoramento da água por sensoriamento remoto e especialmente por satélite tornou-se um objetivo importante na hidrologia. Dessa forma, a proposta do trabalho foi utilizar a plataforma Google Earth Engine (GEE) como tecnologia para realizar a extração da área de inundação de 4 (quatro) reservatórios localizados no estado do Ceará em diferentes datas ao longo de sua operação e, com os respectivos dados do nível da água, extraídos do portal hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - COGERH, criar uma equação por regressão linear para cada um deles, que faça a relação entre a cota e a área do reservatório, a fim de criar uma ferramenta de gestão que retorne como resultado o valor do nível de água do reservatório, através de imagens de satélite. Conforme foi analisado, obteve-se equações com valores de correlação acima de 0.88, evidenciando a eficiência da metodologia ao utilizar a plataforma GEE. Pode-se constatar também que os reservatórios com uma maior quantidade de imagens de boa qualidade apresentaram melhores resultados de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Figueira de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Gerente de Cadastro e Georreferenciamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Sobral/CE. Professora universitária da Faculdade Luciano Feijão (FLF). Doutoranda em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (2021). Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Executivo de Formação (2019). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018).

Marco Aurelio Holanda de Castro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1986), M.Sc em Engenharia Civil - Recursos Hídricos- University of New Hampshire (1990) e Ph.D. em Engenharia - Drexel University (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa nas áreas de Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia e na área de Hidráulica de Sistemas de Distribuição de Água, Sistemas de Esgotamento Sanitário e Adutoras, bem com na área de Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Elementos Finitos e Elementos sem malha, Uso do EPANET e do SWMM para Simulação e Modelagem Hidráulica de Redes de Distribuição de água, Redes de Esgotamento Sanitário, Redes de Drenagem e e Fluxo Hídrico Subterrâneo e Contaminação de Aquíferos

Luis Henrique Magalhães Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2003) . Doutor em Recursos Hídricos pelo DEHA-Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - UFC e Instituto Superior Técnico de Lisboa (PDEE-CAPES). Tem experiência na área de Modelagem Computacional e Otimização aplicados ao Saneamento, Recursos Hídricos e Eficiência Energética.

Publicado

2023-01-08