Avaliação do desempenho ambiental com o reflexo econômico de microempresa por meio da CCFM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0023

Palavras-chave:

CCFM, ISO 14051, Gestão Ambiental, Environmental Accounting

Resumo

O presente estudo foi realizado para avaliar o desempenho ambiental, bem como o reflexo econômico, do processo de fabricação de material impresso em microempresa, de Teresina, Piauí, por meio da aplicação da Contabilidade de Custo de Fluxo de Material (CCFM). Utilizando-se a técnica de observação direta e anotações em diário de campo, pode-se determinar e analisar o fluxo de materiais e de energia no processo produtivo estudado. A pesquisa documental foi realizada coletando-se dados contábeis e gerenciais, relacionados com o processo de fabricação de material impresso da microempresa. Os resultados apontaram que os desperdícios totais atingiram 41,6% do total de custos de todo o processo de fabricação do material impresso. Observou-se que na fase de impressão, houve a maior perda na produção se comparado ao total dos desperdícios, 70,5%. O acondicionamento e proteção da máquina de imprimir, da matéria-prima e insumos utilizados e a redução em 14,5% da área de cada folha de papel impresso destinado ao produto acabado, foram indicados como os principais componentes para redução das perdas advindas da produção, o que poderia constituir benefício econômico e ambiental pela redução dos desperdícios. A CCFM representa uma ferramenta importante na identificação dos custos ambientais ocultos, identificando os pontos críticos do processo produtivo que causam desperdício, com interferência nos custos de produção e reflexos nos aspectos ambientais e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Santana da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2003-2007); Especialização em Contabilidade Tributária e Fisco Contábil pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011-2012); Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016-2018) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Associação Plena em Rede - PRODEMA/UFPI (2019-2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Técnico Administrativo em Educação (TAE), desenvolvendo a função de Secretário Acadêmico no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Trabalhou como Fiscal de Contratos e Agente Administrativo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Piauí - EBSERH-PI (HU/UFPI) e no Hospital Municipal Barjonas Lobão (Barão de Grajaú - MA), respectivamente, ambos como efetivo.

João Batista Lopes, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, desenvolvendo o trabalho ?Utilização de modelos matemáticos para o estudo da cinética e do metabolismo de fósforo em ruminantes e não ruminantes?. É professor titular da Universidade Federal do Piauí, responsável pelas disciplinas Suinocultura (graduação), Metabolismo de Minerais e Vitaminas (mestrado e doutorado em Ciência Animal CCA-UFPI), Métodos Quantitativos Aplicados à Ciência Animal (mestrado e doutorado em Ciência Animal do CCA-UFPI), Métodos Quantitativos (mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI). Presta consultoria a pesquisadores na área de estatística experimental. Atua na área de Zootecnia, principalmente nas seguintes linhas: avaliação de alimentos regionais, desempenho, exigências nutricionais, metabolismo de nutrientes, modelagem (programa de pós-graduação em Ciência Animal) e sistema agropecuários sustentáveis e aproveitamento de resíduos agroindustriais (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente). 

José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Piauí

Pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Professor voluntário e orientador de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema). Doutor em Ciências (UNICAMP, 1994). Professor titular da Universidade Federal do Piauí (aposentado). Interesse de Pesquisa: 1) Ciências Ambientais (Filosofia, Direito, Políticas Públicas, Análise do Discurso, Engenharia, Estatística); e 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educação, Química, Coloides, Quântica, Polímeros, Superfícies, Materiais, Ensino). Avaliador do PNLD2021 (objetos 1 e 2). Avaliador de cursos INEP (Direito, Engenharia Civil, Química e Filosofia). Mensagem: 86-99921-0902 / jose.machado.moita.neto@gmail.com

Publicado

2023-01-08