Análise mineralógica de pó de rocha para remineralização de solo destinado a pastagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0001

Palavras-chave:

X-ray diffraction, Potassium oxide, X-ray fluorescence, Jequitinhonha river Valley

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do pó de rocha no solo de uma área destinada a pastagem. A análise mineralógica do pó de rocha foi realizada por difração de raios X, e os óxidos maiores e elementos menores foram analisados por fluorescência de raios X. As amostras de solo foram analisadas de acordo com o PROFERT-MG. A partir do difratograma de raios X do pó de rocha total foram identificados: quartzo (43,66%), albita (38,10%), microclina (15,30%) e muscovita (1,80%). Em relação aos elementos majoritários, predominaram SiO2 (81,92%), Al2O3 (11,04%) e Na2O (3,86%), estando presente uma quantidade importante de K2O (2,61%). Na caracterização química do solo, observou-se aumento nos teores de P, K, Ca, Mg, Sb, t, V, matéria orgânica e carbono orgânico com a adição de pó de rocha. A comparação dos resultados da análise química com os valores de referência de qualidade do CONAMA indicou que a amostra de pó de rocha apresentou níveis aceitáveis em relação à referência de qualidade para todos os metais pesados analisados. Em análise comparativa com a Instrução Normativa do MAPA nº 5/2016, verificou-se que o pó de rocha não atende integralmente aos requisitos mínimos da legislação. Em total conformidade com a IN da análise química, tinha um teor mínimo exigido de pelo menos 1% de K2O. Estudos preliminares indicaram que a aplicação deste material como remineralizante tem potencial, principalmente em relação ao fornecimento de K2O. No entanto, são necessários ajustes físicos no processo de beneficiamento para atender às normas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Alves da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental - IFNMG / Técnico em Informática - IFNMG Bolsista projeto de extensão "Inclusão digital " - IFNMG (2017) Bolsista projeto de extensão "Jequitinhonha - Vale do Lítio " - IFNMG (2018).

Anderson Almeida Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - campus Araçuaí, (2019). Atualmente cursa Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - polo Joinville-SC. Parcicipou de dois projetos de iniciação científica enquanto no IFNMG, o primeiro: Perfil dos projetos de pesquisa cadastrados na CPPI (coordenadoria de pesquisa, pós-graduação e inovação) do IFNMG ? campus Araçuaí (2018) e o segundo: Desempenho de plantas forrageiras cultivadas com composto orgânico à base de pó de rocha (2019). Realiza trabalhos com ênfase no em planejamento e gestão florestal urbana e sustentabilidade ambiental. 

Joyce Pereira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Norte Minas Gerais- campus Araçuaí, Brasil (2018). Graduanda em Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental pelo Instituto Federal do Norte Minas Gerais- campus Araçuaí, Brasil (2018). Tem experiência na área Ambiental com ênfase em Recuperação de áreas Perturbadas ou degradadas, Agricultura Familiar, Agroecologia.

Hércules Otacílio Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestrado em Biotecnologia na Universidade de São Paulo, Especialização em biotecnologia na Universidade Federal de Lavras, Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Médico Veterinário do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas-IFNMG. Possui experiência em áreas da Biotecnologia, como reprodução animal, bioprocessos, cultura de células (inclusive utilizando microcarrier), cultivo de bactérias e vírus em bancada e em escala industrial em biorreatores, anticorpos monoclonais, produção e desenvolvimento de vacinas Veterinárias para Aftosa e Raiva, produção e desenvolvimento de vacinas para uso humano, implantação e operação de laboratórios de segurança máxima (Nível 4). Prestou serviços a projetos de produção, controle de qualidade e desenvolvimento de imunobiológicos/biofármacos ao Centro Bioindustrial do INSTITUTO BUTANTAN e a indústrias farmacêuticas veterinárias. Atuou como Professor de Medicina Veterinária Preventiva e de reprodução animal na Faculdade de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas-IFNMG e nas Faculdades Integradas do Norte de Minas-FUNORTE/SOEBRAS. Atualmente está prestando serviços na área de reprodução animal, no desenvolvimento e produção de Vacinas, Biofármacos e Imunobiológicos, e exercendo atividade docente na área de medicina veterinária preventiva e Biotecnologia. Colaborador de cursos superiores e técnicos ligados a Biotecnologia. É especialista em produção em escala industrial de imunobiológicos. Possui estágio/Treinamento no Centers for Diseases Control and Prevention-CDC. Possui treinamentos em cultivo de células, vírus, bactérias, Bioprocessos, controle de qualidade, filtração industrial, BPF e documentação Industrial. 

Fernanda Soares Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2010). Mestrado em Produção vegetal no semiárido pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2013), e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Fruticultura e Fisiologia Pós-colheita de frutos. Atuou como professora do Pronatec/Mediotec da Universidade Estadual de Montes Claros. Professora da Faculdade Vale do Gurutuba (FAVAG). Atualmente é professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. 

Eliane Macedo Sobrinho Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Saúde pela Unimontes/MG. Mestre em ciências agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), com área de concentração em Agroecologia. Especialista em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2007). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). Tem experiência na área de Bioterismo e Medicina Veterinária, com ênfase em imunologia, Medicina Veterinária preventiva e Sanidade Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de produtos veterinários (Saúde Animal), desenvolvimento de projetos e biotecnologia. Atuou como docente em Química na UNIPAC e realizou atividades de pesquisa, com animais de laboratório, no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Atualmente é coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG - Campus Araçuaí. Atua como professora efetiva do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), atuando nas áreas de Agroecologia e Produção Animal. Realiza projetos nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Bioinformática, Medicina Veterinária, Pecuária 4.0. 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)