Qualidade biológica dos solos sob sistemas de uso na fazenda experimental de São Domingos/PB
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0002Palavras-chave:
Respiração edáfica, Carbono da Biomassa, Quociente metabólicoResumo
Os efeitos causados pelos processos naturais e pela ação antrópica sobre os atributos do solo, principalmente sobre os atributos biológicos e bioquímicos, constituem importantes ferramentas para avaliações sobre os impactos ambientais, servindo como subsídios para a implementação de práticas agronômicas que promovam a manutenção e, ou, a melhoria da qualidade de solos. Diante disto, objetivou avaliar os atributos biológicos (respiração edáfica, carbono da biomassa e quociente metabólico) indicadores de qualidade dos solos, em áreas sob sistemas de uso na fazenda Experimental de São Domingos-PB. O trabalho foi realizado em áreas da Fazenda Experimental do CCTA/UFCG no município de São Domingos – PB, utilizou o DIC, em 9 sistemas de uso de solo em áreas produtoras, sendo: A1 - sistema cultivado com frutíferas para pesquisa (FP), A2 e A3 - sistema cultivado com olerícolas para aulas práticas (OAP) e para pesquisa (OP) respectivamente, A4 - sistema com frutíferas para aulas práticas (FAP), A5 e A6 - sistemas com grandes culturas para pesquisa (GCP) e para aulas práticas (GCAP) respectivamente, A7 - sistema de produção de pastagem (PP), A8 - sistema em pousio (P) e A9 – APP (Área de Proteção Permanente)- reserva legal (RL) referência; onde foram coletadas amostras com três repetições. Os valores obtidos nos diferentes tratamentos foram submetidos à análise da variância aplicando-se o teste F a 5 % de probabilidade, havendo efeito significativo, as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. Realizou análise multivariada de componentes principais com 18 variáveis, sendo nove atributos químicos (pH, CE, MO, P, Ca, Na, Mg, K, H+Al), seis atributos físicos (argila, areia, silte, DS, DP e VTP), e três biológicos (respiração, carbono da biomassa e quociente metabólico). Nota-se que a respiração edáfica mostrou maior nos sistemas de uso das áreas A4, A5, A6, A7, A8; valores intermediários para A1 e A9, e A3 obteve os menores valores. No atributo carbono da biomassa microbiana (CBM), observou-se que os maiores resultados foram nas A2 e A5, e os demais apresentaram valores de carbono menores. Já os valores de qCO2 diferiram entre os sistemas de uso das áreas, destacando os maiores resultados na A4. Conclui-se que os atributos biológicos foram responsáveis pela separação entre os sistemas de uso e a reserva legal, e a análise de componentes principais e o dendrograma de similaridade possibilitou a visualização conjunta dos atributos químicos, físicos e biológicos e como foram afetados pelo manejo, diferentes sistemas de uso e classes de solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.