Reúso de esgoto tratado no cultivo de mudas de Ipê Roxo (Tabebuia avellanedae) em solo ácido
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0026Palavras-chave:
Reuso, Esgoto tratado, Irrigação, Ipê roxo, Solo ácidoResumo
Em um cenário de escassez de água e agravante deterioração da sua qualidade, o reuso de esgoto tratado é uma alternativa promissora para a agricultura. Diante disto, esta pesquisa teve como objetivo realizar a caracterização de solo ácido, usado na produção de mudas de Ipê roxo (Tabebuia avellanedae), irrigadas com esgoto sanitário tratado. O cultivo foi feito em vasos, distribuídos de forma casualizada, contendo 1 kg de solo. Na irrigação das mudas foram usados dois tipos de águas de irrigação, água de abastecimento público e esgoto sanitário tratado. Os tratamentos adotados consistiram na avaliação de três diferentes capacidades de pote (CP) (30, 50 e 70%) para cada tipo de água de irrigação. O solo usado no cultivo foi caracterizado quanto ao pH, níveis de potássio, cálcio, magnésio, sódio, alumínio, fósforo, amônia, nitrato e carbono orgânico total (COT). A caracterização das mudas foi feita segundo o número de sementes germinadas e de folhas, altura e massa seca da raiz e da parte aérea. Entre as diferentes CP avaliadas não foi observada diferença numérica significativa para os nutrientes presentes no solo antes e após o cultivo. O alumínio foi o elemento que apresentou maiores concentrações no solo. Independentemente do tipo de água de irrigação usada, o pH do solo se manteve ácido durante todo o experimento. O desenvolvimento de mudas foi observado apenas para os tratamentos que utilizaram CP 70%. O tratamento com a água residuária a 70% da capacidade de pote foi o que obteve melhores resultados para a massa seca da raiz e parte aérea. O volume de água empregado se mostrou determinante na produtividade das mudas de Ipê roxo. O uso do esgoto tratado para irrigação das mudas foi considerado satisfatório já que apresentou resultados equivalentes aos obtidos com água de abastecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.