Avaliação dos componentes florísticos de duas praças em Lajedo/PE
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0011Palavras-chave:
Arborização Urbana, Vegetação Urbana, Áreas Verdes, FitossociologiaResumo
As praças são indispensáveis em cidades, pois possibilitam o bem-estar de seus viventes, sobretudo em locais que arborizados. Alguns benefícios que as áreas verdes proporcionam, são: valorização do visual, melhorias na saúde, lazer, recreação e contemplação. Lajedo é uma cidade do interior de Pernambuco, situada na região do Agreste Meridional, em suas principais localidades estão situadas duas das praças mais importantes do município, sendo elas a Joaquim Nabuco e a Santo Antônio. O objetivo desse trabalho foi avaliar a vegetação e contribuir com a obtenção de dados florísticos que possibilitem melhorias dos ambientes analisados, tendo um enfoque analítico cultural e social sobre a vegetação e as áreas verdes que a compõem. Foi realizado um levantamento botânico com as plantas ali existentes, catalogando-as conforme gênero e espécie. Posteriormente, uma análise fitossociológica foi realizada por meio dos seguintes cálculos: Densidade absoluta por Área proporcional (DA); Densidade Relativa (DR); Índice de Diversidade (Shannon-Weaver (H’)) e a Equabilidade de Pielou. Foram encontradas 27 plantas na praça Joaquim Nabuco e 75 plantas na praça Santo Antônio, sendo que mais de 60% das espécies em ambos os locais são exóticas. A família Fabaceae foi a que mais apresentou riqueza de espécies com relação as plantas encontradas na praça Joaquim Nabuco. Com relação as famílias encontradas na praça Santo Antônio, a Arecaceae apresentou maior riqueza. O índice de Shannon (H’) para a praça Joaquim Nabuco foi de 2,013, considerado um valor mediano. Já a praça Santo Antônio apresentou valor de H’ de 1,484, sendo considerado de baixa diversidade. Os valores encontrados foram do índice de Pielou foram de 0,839 e 0,562 para a praça Joaquim Nabuco e Santo Antônio, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.