Valoração econômica das emissões de GEE oriundas de incêndios na terra indígena Tadarimana, MT
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0050Palavras-chave:
Queimadas, Terra Indígena, Valoração Ambiental, Mato Grosso, BrasilResumo
O trabalho propõe valorar as emissões de Gases de Efeito Estufa oriundas das queimadas na Reserva Indígena Tadarimana em 2020. Como abordagem metodológica, trata-se de um estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, com natureza quantitativa, sendo os dados coletados com a utilização de técnicas de geoprocessamento que propiciaram quantificar as emissões e perda de cobertura arbórea. Os resultados permitiram identificar que a Terra Indígena Tadarimana foi diretamente afetada por essa intensa temporada de fogo nos meses de julho a setembro de 2020, com 69,92% de sua área de cobertura arbórea consumida pelos incêndios. O valor econômico estimado em termos de créditos de carbono foi de R$ 7.788.677,03 (sete milhões, setecentos e oitenta e oito mil, seiscentos e setenta e sete reais e três centavos) de perdas ambientais do bioma Cerrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.