O trigo do Cerrado brasileiro sob cinco restrições hídricas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0005Palavras-chave:
Umidade, Déficit hídrico, Irrigação, Triticum aestivumResumo
O Cerrado brasileiro apresenta uma certa previsibilidade em relação a pluviosidade, caracterizando-se em dois períodos: um chuvoso e outro seco. A oferta de água e seu consumo se tornam relevantes, para os diversos cultivos, isso porque a água é o principal preditor do desenvolvimento vegetal. A cultura do trigo surge como alternativa para produção no Brasil central, sendo importante sua adaptabilidade e eficiência nas condições do ambiente. O objetivo do trabalho foi submeter três cultivares de trigo, BRS264, BRS394, BRS404, indicadas para região central do Brasil, submetidas à cinco tensões hídricas: 12; 24; 36; 48 e 60kPa; em casa de vegetação, dispostos em vasos sob o delineamento em blocos ao acaso, esquema fatorial (5X3), com cinco repetições. O Monitoramento das irrigações foi a partir da leitura do sensor de capacitância (modelo- ML3, Delta T). As características avaliadas foram altura de plantas, número de espiguetas por espiga, número de grãos por espiga e índice de colheita. As cultivares BRS394 e BRS264 possuem as melhores respostas para as variáveis: altura de plantas, número de espiguetas por espiga e índice de colheita, em relação a cultivar BRS404 que demonstra menor adaptabilidade sob deficiência hídrica, A tensão hídrica do solo de 12KPa obteve os melhores resultados em relação as outras tensões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.