Qualidade ambiental de riacho no nordeste brasileiro e alternativas às paisagens de rios urbanos: revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0047Palavras-chave:
Espaços verdes, Preservação, InfraestruturaResumo
A presente pesquisa objetivou, através de revisão bibliográfica, levantar dados da qualidade ambiental do Riacho dos Macacos e as possíveis alternativas de recuperação de rios urbanos, seguindo duas etapas metodológicas: 1. Levantamento de dados de análise e monitoramento ambiental desse riacho no período de 2010 a 2020; e 2. Identificação das alternativas de revitalização de rios urbanos que estão sendo discutidas, no mesmo período, em diferentes bases de indexação, através de Revisão Integrativa Sistemática. Estudos sobre o riacho identificaram que, apesar de ser um dos principais pontos de recarga do aquífero que abastece o município de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, o mesmo vem sendo contaminado por efluentes domésticos e industriais, bem como o acúmulo irregular de resíduos sólidos urbanos no entorno, ressaltando a necessidade urgente de aplicar medidas de controle tanto estruturais como não estruturais que visem a melhoria da qualidade da água e das condições ambientais, proporcionando o uso sustentável desse espaço. Logo, a partir dos relatos e experiências analisados, para que alcance uma qualidade socioambiental ideal, propõe-se três aspectos como fundamentais para serem considerados na construção de um plano de revitalização desse espaço: I. Infraestrutura sanitária da Microbacia; II. Característica socioambiental da população de interesse; e III. Estudo Hidrogeomorfológico do espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.