Qualidade ambiental de riacho no nordeste brasileiro e alternativas às paisagens de rios urbanos: revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0047

Palavras-chave:

Espaços verdes, Preservação, Infraestrutura

Resumo

A presente pesquisa objetivou, através de revisão bibliográfica, levantar dados da qualidade ambiental do Riacho dos Macacos e as possíveis alternativas de recuperação de rios urbanos, seguindo duas etapas metodológicas: 1. Levantamento de dados de análise e monitoramento ambiental desse riacho no período de 2010 a 2020; e 2. Identificação das alternativas de revitalização de rios urbanos que estão sendo discutidas, no mesmo período, em diferentes bases de indexação, através de Revisão Integrativa Sistemática. Estudos sobre o riacho identificaram que, apesar de ser um dos principais pontos de recarga do aquífero que abastece o município de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, o mesmo vem sendo contaminado por efluentes domésticos e industriais, bem como o acúmulo irregular de resíduos sólidos urbanos no entorno, ressaltando a necessidade urgente de aplicar medidas de controle tanto estruturais como não estruturais que visem a melhoria da qualidade da água e das condições ambientais, proporcionando o uso sustentável desse espaço. Logo, a partir dos relatos e experiências analisados, para que alcance uma qualidade socioambiental ideal, propõe-se três aspectos como fundamentais para serem considerados na construção de um plano de revitalização desse espaço: I. Infraestrutura sanitária da Microbacia; II. Característica socioambiental da população de interesse; e III. Estudo Hidrogeomorfológico do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Tamires Conceição e Sá, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA (2019-2021), campus Crato/CE. Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2018), campus Juazeiro do Norte/CE. Ex-bolsista PROBEPI/IFCE do Laboratório de Química, Microbiologia e Saneamento Ambiental. Trabalhou como voluntária em Projetos de Empoderamento Social pela Enactus (http://www.enactus.org.br/), durante o ano de 2016. Integrou a equipe técnica responsável pela elaboração do Diagnóstico de Resíduos Sólidos de Juazeiro do Norte-CE. Possui experiências em Gestão Ambiental; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Planejamento Ambiental Urbano. 

Priscilla Barbosa de Araújo Moreira, Universidade Federal do Cariri

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos, FIP e Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER/UFCA. Graduada em Engenharia Ambiental - IFCE/Campus Juazeiro do Norte e Técnica em Eletrotécnica - IFCE/Campus Juazeiro do Norte.

Ana Célia Maia Meireles, Universidade Federal do Cariri

Graduação em Agronomia, mestrado em Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará. Estágio pós-doc em Manejo de bacias hidrográficas na Universidade Federal do Ceará, Brasil (2010-2013) e em Modelagem agrohidrológica na Université du Maine, França (2014). Atualmente é professora adjunta no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade -CCAB da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de água e manejo de bacias hidrográficas.

Maria Gorethe de Sousa Lima Brito, Universidade Federal do Cariri

Graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal da Paraíba (1997), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio (2009), mestrado em Engenharia Civil (área de concentração Recursos Hídricos/Eng. Sanitária) pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Líder do grupo de pesquisa em Qualidade Ambiental e Controle da Poluição. Professora do curso de graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), ambos da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Experiência nas áreas de Engenharia Química (com ênfase em escoamentos multifásicos) e Engenharia Sanitária (com ênfase nos seguintes temas: qualidade físico - química de águas naturais e residuárias, tratamento de águas residuárias e qualidade de sedimentos de leitos de rios e lagos).

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais