Avaliação da conservação da microbacia do ribeirão Mantiqueira em Goiás via protocolo de avaliação rápida
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0046Palavras-chave:
Monitoramento ambiental, Recurso hídrico, IQA, Conservação, PRAVIAResumo
O monitoramento ambiental de microbacias hidrográficas possibilita diagnosticar as alterações no uso e ocupação do solo, tornando possível avaliar os efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas. A aplicação de instrumentos de avaliação de alguns parâmetros físicos do habitat,características da água, dos sedimentos e da cobertura que sejam sensíveis às alterações do ambiente pode contribuir fortemente para a conservação das microbacias. O objetivo desse trabalho foi avaliar o estado de conservação de pontos da microbacia do ribeirão Mantiqueira inserida nas comunidades Sarandi e Indaiá no município de Luziânia em Goiás, utilizando um Protocolo de Avaliação Rápida (PRAVIA) para a região do Brasil Central, e o Índice de Qualidade de água (IQA). Observou-se qualidade das águas dos tributários alterada e impactada. Todavia, os dois últimos pontos mais próximos da foz do ribeirão Mantiqueira apresentaram classificação natural segundo avaliação do PRAVIA. Uma melhoria da qualidade do ambiente alterado e impactado para natural, nos dois últimos pontos próximo à foz, contribuiu para uma pequena diminuição dos valores de IQA, porém a classificação se manteve em um índice “qualidade Boa” da água. Escassez de cobertura vegetal nativa para o solo, implica em erosão. Nos trechos estudados foram observados processos erosivos de diversas intensidades, de erosão laminar moderada a ravinas e voçorocas, e consequente, assoreamento dos cursos d’água. Por outro lado, ambientes considerados naturais foram aqueles com presença de Mata de Galeria com cobertura vegetal no leito, árvores de porte mais altos (>8m) e fluxo de água perene. O protocolo PRAVIA, como ferramenta de análise da qualidade ambiental, demonstrou de fácil aplicação, simples, rápido e de baixo custo, e que pode ser utilizado pelos pequenos agricultores de forma participativa e integrada para monitoramento e tomada de decisão sobre o manejo de microbacias hidrográficas, visando à conservação dos seus recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.