Impactos socioambientais da arborização de vias públicas da cidade de Manaus, AM
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0035Palavras-chave:
Conforto Térmico, Temperatura, Qualidade de VidaResumo
Na cidade de Manaus, na década de 60, com a criação da ZFM – Zona Franca de Manaus, houve um crescimento populacional decorrente do êxodo rural de municípios do interior para a capital, esse crescimento provocou danos ambientais que se perpetuam até os dias de hoje. Existem vias públicas sem arborização e, em algumas vias, é possível averiguar elevada desigualdade de cobertura vegetal. As áreas mais afetadas são as com baixos índices socioeconômicos e ambientais. Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos socioeconômicos e ambientais de 3 vias pública de diferentes características de arborização da cidade de Manaus-AM. Foi avaliado os canteiros centrais de três avenidas localizadas nas zonas sul e centro sul do município e, determinado as variáveis climáticas: temperatura e umidade relativa do ar. Diante de tais variáveis, foi possível determinar o índice de desconforto de Thom (DIT). Como resultado foi identificando que implantação de espécies arbóreas há 10 anos em vias públicas da cidade de Manaus ainda não apresenta mudanças significativas para o índice de desconforto humano, concluindo que é necessário atitudes hoje para que futuras gerações não sejam afetadas de forma negativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.