Espectro de biomassa de peixes e a influência de fatores físicos e limnológicos em áreas marginais de reservatórios neotropicais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0008Palavras-chave:
Classes de tamanho, Distribuição, Assembleias de peixesResumo
O objetivo deste estudo foi identificar os espectros de biomassa das zonas litorâneas de reservatórios e investigar a influência de fatores físicos e limnológicos sobre a distribuição dos indivíduos nas diferentes classes de biomassas. As coletas foram realizadas trimestralmente em 13 reservatórios neotropicais, na região sul do Brasil. Para avaliar os espectros de tamanho das assembleias de peixes, foram determinadas as frequências de indivíduos por classes logarítmicas na base 2 da biomassa e transformadas, e estas foram submetidas à análise de correspondência. Os efeitos dos fatores físicos e limnológicos sobre os espectros de biomassa foram avaliados através de suas correlações com os eixos gerados da análise de correspondência. A análise de correspondência (CA) concentrou 93% da inércia total no primeiro eixo. Neste eixo, as maiores contribuições foram das frequências acumuladas de indivíduos com peso entre 8g e 16g, restando baixa variabilidade nas classes subsequentes. Alguns reservatórios apresentaram grande proporção de indivíduos pequenos (<16g), enquanto outros tiveram pequena proporção, estando os reservatórios de Guaricana e Salto Caxias, respectivamente, nos extremos desse gradiente. Os fatores físicos e limnológicos correlacionados com o primeiro eixo da análise de correspondência demonstraram associação com altitude, temperatura da água e oxigênio dissolvido. Os resultados demonstraram um predomínio de classes de biomassa menores (<16g) nas regiões litorâneas dos reservatórios, sendo que a temperatura foi o fator preponderante nos espectros de tamanho das assembleias de peixes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.