Desenvolvimento rural e a multifuncionalidade da agricultura familiar

Autores

  • Erica Ribeiro de Sousa Simonetti Universidade do Vale do Taquari
  • Julia Elisabete Barden Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0030

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Ruralidade, Multifuncional

Resumo

As mudanças nas relações sociais, ambientais e econômicas têm trazido novas reflexões, com o desafio de entender o novo desenvolvimento rural Nesse sentido, é necessário abandonar a visão reducionista de desenvolvimento rural como apenas agrícola, pois é insuficiente para explicar a realidade com muitas particularidades, como a produção familiar, a transformação da paisagem rural, a multifuncionalidade, uma vez que a finalidade desse desenvolvimento é a promoção e a melhoria das condições de vida das famílias rurais. Diante desse contexto o objetivo do artigo é verificar como a multifuncionalidade da agricultura familiar pode influenciar no desenvolvimento rural. Este estudo é relevante por contribuir para a compreensão da relação multifuncionalidade, agricultura familiar e desenvolvimento, sendo outra perspectiva de caráter multifacetado. A pesquisa é biliográfica, possui abordagem qualitativa de caráter descritiva exploratório. Os resultados apontam que a agricultura familiar, pode influenciar no desenvolvimento rural através da manifestação em conjunto das funções da multifuncionalidade: reprodução socioeconômica, segurança alimentar, manutenção do tecido sociocultural, preservação do ambiente natural, tornando-a, agente do desenvolvimento rural, beneficiando as famílias rurais, o ambiente e a sociedade. Sendo assim a multifuncionalidade da agricultura familiar é um instrumento para o alcance do desenvolvimento rural, portanto as políticas públicas deverá considerá-la, após a resolução das necessidades urgentes estabelecidas no meio rural: infraestrutura, habitação, saúde, educação, fomento a agricultura, buscando uma melhor qualidade de vida das populações rurais, alcançando a consolidação de um desenvolvimento rural sustentável e libertatório.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Ribeiro de Sousa Simonetti, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES), Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria (FGV) , Economista ( CORECON/MA nº 1.247), Advogada (OAB/MA 18.282). Pesquisadora na área Desenvolvimento (Rural e Regional), Arranjos Produtivos Locais, Economia Solidária e Assentamentos Rurais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidades e Especificidades Regionais (GEDER), Membro do Comitê Cientifico (Portaria nº 249/2014/REITORIA/IFTO) /CAMPUS ARAGUATINS/IFTO. Docente Efetiva EBTT no IFTO Campus Araguatins 40 DE.

Julia Elisabete Barden, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates e desde 2011 atua em Programas de Pós-Graduação desta instituição nas seguintes funções: docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec. Na gestão acadêmica foi Coordenadora do Setor de Projetos na Assessoria de Planejamento (2000 a 2002); Chefe de Departamento de Ciências Econômicas (2000 a 2001); Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas (2000 a 2003); Coordenadora do Curso de Relações Internacionais (2008 a 2011); Vice-Diretora do Centro de Gestão Organizacional (2010 a 2011); Diretora do Centro de Gestão Organizacional (2011 a 2014) e Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional (2014 a 2020). Atualmente coordena a Comissão Própria de Avaliação - CPA. Atua como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) para cursos de graduação. Revisora de periódicos da área das ciências sociais aplicadas. Atua principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento humano e no desenvolvimento sustentável; e indicadores de sustentabilidade. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)