Análise do amortecimento das vazões e da poluição difusa da lagoa de detenção do Guará II - DF
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0021Palavras-chave:
Drenagem urbana sustentável, Onda de cheia, PolutogramasResumo
A crescente urbanização resulta em um aumento da poluição difusa, a qual é de difícil mensuração. O escoamento superficial transporta todos os poluentes advindos das atividades antropogênicas até os corpos hídricos, deteriorando a qualidade da água desses. Como medida estrutural para reduzir os impactos da poluição e aumento das vazões encontram-se as lagoas de detenção, essas são bastante utilizadas no Distrito Federal. Esta pesquisa buscou analisar a eficiência de uma dessas estruturas de drenagem urbana localizada no Guará II– DF, por meio do monitoramento quantitativo e qualitativo, a análise dos nutrientes (nitrogênio e fósforo), matéria orgânica e coliformes. Para isso foram recolhidas amostras na entrada e na saída da lagoa em um evento chuvoso de março de 2019, e foram analisados parâmetros de qualidade da água com o auxílio de polutogramas. A lagoa apresentou um amortecimento das vazões com eficiência maior que 96%, porém não foi tão eficiente na diminuição de poluentes, que apresentaram pequena redução de concentração entre a entrada e a saída da estrutura. Conclui-se que a lagoa de detenção é uma boa alternativa para a preservação da capacidade de suporte do corpo hídrico receptor de águas pluviais, porém poderia ser mais eficiente na redução da concentração de poluentes se funcionasse como retenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.