Produtividade das plantas de soja e cevada cultivadas em sucessão e submetidas a diferentes pós de rocha
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0006Palavras-chave:
Esterco bovino, Tratamento convencional, Olivina melilitito, Siltito, Siltito olivina melilitito, TefritoResumo
A utilização de pós de rocha, puros ou combinados, associados ou não a fontes orgânicas pode ser uma estratégia interessante para melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade das plantas. Este estudo objetivou avaliar a produtividade de plantas de soja e cevada submetidas à tratamentos com os pós das rochas siltito, tefrito e olivina melilitito, puros ou combinados, associados ou não com esterco bovino em comparação ao tratamento convencional. Dois experimentos com vasos foram conduzidos em casa de vegetação em um Cambissolo e em um Nitossolo, onde foram cultivadas, em sucessão, a soja e a cevada em 2019, até a produção de sementes. A produtividade das plantas de soja no tratamento convencional foi superior à obtida na maioria dos tratamentos. Para este mesmo tratamento, a cevada teve produtividade superior à obtida nos demais tratamentos. Dentre os pós de rocha testados, a melhor resposta das plantas, em termos de produtividade, foi verificada nos tratamentos com a olivina melilitito, e siltito + olivina melilitito, e pouca resposta naquelas submetidas ao siltito e ao tefrito puros. A combinação do esterco com esses pós proporcionou aumento na produtividade das duas plantas testadas, principalmente no tratamento com esterco + siltito + olivina melilitito, em que a produtividade das plantas foi próxima e, em alguns casos, superou à obtida no tratamento convencional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.