Caracterização do cascalho de perfuração dos poços de petróleo da bacia Sergipe-Alagoas para produção de concreto permeável
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0050Palavras-chave:
Indústria do petróleo, Perfuração de poços, CascalhoResumo
A revolução industrial trouxe progresso e desenvolvimento, mas também promoveu aumento do consumo de bens naturais e a consequente geração de resíduos. O cascalho de perfuração faz parte desses resíduos que, quando disposto inadequadamente, pode gerar impactos ambientais através da poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, bem como pode causar doenças para população, ocasionando dano a saúde das pessoas. Gerado das diferentes explorações de poços de petróleo e gás que, anualmente, produzem milhões de toneladas – e derivado da geração de petróleo, após a escavação de poços – o cascalho pode ser definido como fragmentos de rochas e fluido provenientes dessa perfuração. Este trabalho objetivou caracterizar o cascalho proveniente da bacia Sergipe-Alagoas de forma física, química e morfológica, visando aplicação em concretos permeáveis. Os ensaios realizados foram de Análise Granulométrica, Microscopia Eletrônica de Varredura, Fluorescência de Raios X, Difração de Raios X e Análises Térmicas. Como resultados, constatou-se que o material analisado apresentava pequena quantidade de finos, tendo aproximadamente 80% do cascalho com diâmetro superior a 0,6 mm. Identificou-se que o material apresenta aspecto estrutural característico das argilas, com estrutura lamelar, tipicamente encontrada em perfurações de poços nacionais, com aspecto maciço, compactado e endurecido, possuindo alto teor de cálcio e que, quando submetido a temperaturas de até 1000 °C, perde cerca de 14% da massa total.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.