Caracterização do cascalho de perfuração dos poços de petróleo da bacia Sergipe-Alagoas para produção de concreto permeável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0050

Palavras-chave:

Indústria do petróleo, Perfuração de poços, Cascalho

Resumo

A revolução industrial trouxe progresso e desenvolvimento, mas também promoveu aumento do consumo de bens naturais e a consequente geração de resíduos. O cascalho de perfuração faz parte desses resíduos que, quando disposto inadequadamente, pode gerar impactos ambientais através da poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, bem como pode causar doenças para população, ocasionando dano a saúde das pessoas. Gerado das diferentes explorações de poços de petróleo e gás que, anualmente, produzem milhões de toneladas – e derivado da geração de petróleo, após a escavação de poços – o cascalho pode ser definido como fragmentos de rochas e fluido provenientes dessa perfuração. Este trabalho objetivou caracterizar o cascalho proveniente da bacia Sergipe-Alagoas de forma física, química e morfológica, visando aplicação em concretos permeáveis. Os ensaios realizados foram de Análise Granulométrica, Microscopia Eletrônica de Varredura, Fluorescência de Raios X, Difração de Raios X e Análises Térmicas. Como resultados, constatou-se que o material analisado apresentava pequena quantidade de finos, tendo aproximadamente 80% do cascalho com diâmetro superior a 0,6 mm. Identificou-se que o material apresenta aspecto estrutural característico das argilas, com estrutura lamelar, tipicamente encontrada em perfurações de poços nacionais, com aspecto maciço, compactado e endurecido, possuindo alto teor de cálcio e que, quando submetido a temperaturas de até 1000 °C, perde cerca de 14% da massa total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Diôgo Barbosa de Almeida, Instituto Federal de Alagoas

Engenheiro Civil formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC-IFAL). Atualmente é Professor Efetivo no IFAL - Campus Coruripe, onde leciona as disciplinas de Instalações Hidrossanitárias e Planejamento de Obras.

Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva Rapôso, Instituto Federal de Alagoas

Doutora em Engenharia Industrial (UFBA, 2014), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFAL, 2002), Especialista em Iluminação e Design de Interiores (UCB-RJ, 2007), Arquiteta e Urbanista (UFAL, 1996). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL Campus Maceió), lotada na Coordenação de Design. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, com a disciplina de Ecodesign e Atelier de Projeto e Sociologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do IFAL, com as disciplinas Design para o Meio Ambiente e Desenvolvimento de Materiais Compósitos de Interesse Ambiental. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares (CNPq/IFAL), fomentador dos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Design (NPDesign/IFAL Campus Maceió). Atua nas linhas de pesquisa Metodologias, produtos e processos sustentáveis e Estudos aplicados ao setor moveleiro de Alagoas. Desenvolve estudos na área de Design, com ênfase em Design para a Sustentabilidade, Design do Ciclo de Vida do Produto, Design para o Meio Ambiente, Sistema de Produto+Serviço (PSS) e Economia Circular, com estudos aplicados aos grupos produtivos de pequeno porte. 

Sheyla Karolina Justino Marques, Instituto Federal de Alagoas

Graduação em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2008). Mestrado, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 7) e Pós doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 2015 teve projeto aprovado com bolsa pelo CNPq para participar do Programa VET - Teacher for the Future na Tampere University of Applied Sciences, TAMK, Tampere, Finlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais compósitos, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, economia circular e gestão ambiental. Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Palmeira dos Índios, atuando no curso de Engenharia Civil com as disciplinas de Materiais de Construção I, Introdução à Engenharia e Empreendedorismo e Inovação, e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, com as disciplinas Design para o Meio Ambiente, Desenvolvimento de Materiais de Interesse Ambiental e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

2021-07-15