Manejo do solo com plantas adubadeiras e rochagem e os efeitos no crescimento do milho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0003Palavras-chave:
Adubação verde, Rochagem, Sucessão de culturas, Agroecologia, Adubação alternativaResumo
A utilização de adubação verde visa a proteção do solo, melhoria de suas características além de fornecer nutrientes para as plantas, da mesma forma, a rochagem vem a ser uma fonte alternativa para remineralização dos solos sendo importante o aproveitamento dessas fontes para adubação, principalmente os resíduos de mineração, buscando um destino ambientalmente correto para o rejeito. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho agronômico do milho em diferentes manejos com adubos verdes, pó de rocha e o efeito entre os mesmos sobre o incremento da produtividade na cultura do milho. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 6x5 equivalente a 6 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram T1 (somente o solo, sem rochagem e adubação verde), T2 (Mucuna-preta), T3 (Feijão-guandu), T4 (Rochagem), T5 (Mucuna-preta + rochagem) e T6 (Feijão-guandu + rochagem), a quantidade de pó de rocha utilizado foi em uma proporção de 2 T.ha-¹. Os parâmetros analisados foram: matéria seca das plantas adubadeiras (MSPA), matéria seca do milho (MSM), altura de plantas de milho (HP¹ e HP²) e Diâmetro do coleto do milho (DC¹e DC²) aos 30 dias após a semeadura (DAS) e ao final do experimento, tamanho de espigas (TE), diâmetro de espigas (DE), peso de mil grãos (PM) e rendimento de grãos (RG). O tratamento T3 promoveu os maiores resultados para as variáveis MSPA, MSM, HP¹ aos 30 DAS, PM e RG, sendo superior a todos os outros tratamentos nas respectivas variáveis, nas demais os tratamentos não diferiram entre si. De forma geral dos tratamentos T3 e T5 promoveram os melhores resultados na cultura do milho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.