Germinação e descrição morfológica de plântula de Guazuma ulmifolia Lam. em diferentes pHs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0007

Palavras-chave:

Amazônia Meridional, Semeadura direta, Semente florestal, Ilustração

Resumo

Guazuma ulmifolia Lam. é uma espécie de rápido crescimento que permite cobrir o solo rapidamente e frequentemente utilizada em programas de restauração florestal, entretanto, há poucos estudos sobre esta espécie, e a falta de informação pode resultar em inssucesso de implantação de programas de restauração florestal. Desse modo objetivou-se neste estudo avaliar a influência do pH sobre a germinação e desenvolvimento de plântulas, e realizar a descrição morfológica do processo de germinação até o desenvolvimento de plântulas através de ilustrações de espécie Guazuma ulmifolia. No teste de germinação utilizou-se soluções aquosas com valores de pHs (2,0; 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0 e 11,0) para o umedecimento de acordo com cada tratamento, cujas soluções foram reguladas utilizando hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCℓ). Determinou-se a porcentagem de germinação final, o índice de velocidade de germinação, e variáveis morfométricas das plântulas (comprimento da parte aérea, radícula, comprimento total, espessura do coleto, e peso individual). Realizou-se ilustração e a descrição dos três estádios de desenvolvimento da plântula (Fase I: plântulas com emissão de radícula; Fase II: plântulas apresentando os cotilédones; Fase III: plântulas apresentando primeiro par de folhas.). O pH não interferiu na porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e espessura do coleto, e apresentou maiores valores nas demais variáveis analisadas na faixa de pH 4 a 11. A germinação é do tipo epígea fanerocotiledonar, e as características observadas nas fases de desenvolvimento das plântulas podem auxiliar como norteadores em identificação de espécies em fase de plântulas no campo, e contribuir na distinção de plântulas normais com as anormais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Kaori Sasaya, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheira Florestal - Universidade do Estado de Mato Grosso (campus Alta Floresta) Mestre pelo programa Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - UNEMAT (campus de Alta Floresta - MT). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sementes Florestais.

Roseline da Silva Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Atualmente é Bolsista da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Antonio Gomes do Nascimento Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do curso de Engenharia Florestal UNEMAT

Mateus dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2021) e ensino-medio-segundo-graupela Escola estadual joão Paulo I(2015).

Laura Araujo Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso

Técnica em Edificações pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2013). Bacharel em Engenharia Florestal pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (campus Alta Floresta) (2015). Mestre pelo programa Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - UNEMAT - Campus de Alta Floresta - MT (2019). Atualmente Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) - UFMT - Campus de Cuiabá. Áreas:Tecnologia da madeira, entomologia florestal, sementes florestais e produção de mudas florestais.

Juliana Garlet, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia florestal, sementes florestais e produção de mudas florestais.

Downloads

Publicado

2021-07-15