Germinação e descrição morfológica de plântula de Guazuma ulmifolia Lam. em diferentes pHs
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0007Palavras-chave:
Amazônia Meridional, Semeadura direta, Semente florestal, IlustraçãoResumo
Guazuma ulmifolia Lam. é uma espécie de rápido crescimento que permite cobrir o solo rapidamente e frequentemente utilizada em programas de restauração florestal, entretanto, há poucos estudos sobre esta espécie, e a falta de informação pode resultar em inssucesso de implantação de programas de restauração florestal. Desse modo objetivou-se neste estudo avaliar a influência do pH sobre a germinação e desenvolvimento de plântulas, e realizar a descrição morfológica do processo de germinação até o desenvolvimento de plântulas através de ilustrações de espécie Guazuma ulmifolia. No teste de germinação utilizou-se soluções aquosas com valores de pHs (2,0; 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0 e 11,0) para o umedecimento de acordo com cada tratamento, cujas soluções foram reguladas utilizando hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCℓ). Determinou-se a porcentagem de germinação final, o índice de velocidade de germinação, e variáveis morfométricas das plântulas (comprimento da parte aérea, radícula, comprimento total, espessura do coleto, e peso individual). Realizou-se ilustração e a descrição dos três estádios de desenvolvimento da plântula (Fase I: plântulas com emissão de radícula; Fase II: plântulas apresentando os cotilédones; Fase III: plântulas apresentando primeiro par de folhas.). O pH não interferiu na porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e espessura do coleto, e apresentou maiores valores nas demais variáveis analisadas na faixa de pH 4 a 11. A germinação é do tipo epígea fanerocotiledonar, e as características observadas nas fases de desenvolvimento das plântulas podem auxiliar como norteadores em identificação de espécies em fase de plântulas no campo, e contribuir na distinção de plântulas normais com as anormais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.