Planos de manejo das unidades de conservação em pesquisas científicas: uma forma de aproximação sociedade-universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0043

Palavras-chave:

Plano de Manejo, Áreas Protegidas, Gestão, Extensão Universitária

Resumo

Há uma demanda por pesquisas e informações que sustentem o planejamento e as práticas em áreas protegidas. Paralelamente, existe o compromisso social histórico das universidades brasileiras de extensão do ensino e pesquisa à sociedade. Considerando essas interfaces, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os Planos de Manejo são abordados nas pesquisas científicas publicadas em artigos. Para isso foi realizado procedimento de revisão da literatura. Os resultados são advindos de 39 artigos selecionados dos quais 25,64% tratam de aspectos de gestão e governança das áreas. Apenas quatro artigos tiveram como objeto de estudo o Plano de Manejo. O Plano de Manejo serve como referência bibliográfica em 30,77% dos artigos analisados, revelando que são menores as investigações que têm o Plano de Manejo com maior ênfase na pesquisa. Apesar de a maior parte dos artigos encontrados indicarem que podem contribuir com a elaboração dos Planos de Manejo locais e discutirem sobre as fraquezas dos Planos vigentes nas UCs investigadas, somente 11,11% destes centram-se em discutir os Planos de Manejo, colaborando assim com as UCs em questão. Nesse sentido, verifica-se a distância entre academia e ações sociais. Conclui-se que há a necessidade de publicação de resultados revisados por pares para construção do conhecimento dessas áreas, especialmente para avaliação e melhora do Plano de Manejo enquanto ferramenta que promova e garanta manejo efetivo e gestão participativa. Ademais, recomenda-se que pesquisadores se coloquem à disposição para colaboração real e prática nos locais que lhes são objeto de estudo. Da mesma forma, faz-se necessário que as comunidades busquem apoio das universidades. 

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Biografia do Autor

Bruna Lima Ferreira, Universidade de São Paulo

Bruna Ferreira possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura (2018) e Bacharelado (2018), com ênfase na área ambiental, pela Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto). Tem interesse em estudos sobre comportamento animal, bioacústica, conservação ambiental e educação. E-mail: [email protected]

Suzana Rodrigues de Araujo, Universidade de São Paulo

Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) em 2018. Bolsista CNPQ/PIBIC ao longo de dois anos, adquirindo experiência na área de Biologia Molecular e Zoologia de Invertebrados, com ênfase em Sistemática e Filogenética de Crustáceos. Estagiei no Projeto Baleia Franca-SC com educação ambiental de turistas e população local. Trabalhei sob regime CLT com Pesquisa Clínica, adquirindo experiência com BPL e condução de pesquisa clínica com voluntários, logo em seguida realizei um curso de inglês na Austrália e, ao retornar ao Brasi, comecei a trabalhar em uma startup voltada ao diagnóstico de câncer de tireoide utilizando ferramentas moleculares.

Mayra Antonelli Ponti, Universidade de São Paulo

Atualmente é professora no curso de pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá; pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP), pesquisadora no Laboratório de Etologia e Bioacústica- EBAC/USP e no Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia - ConectaLab/USP. Licenciada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestra e Doutora em Ciências na área Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo, com estágio científico avançado em nível de doutorado em Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica na Universidade do Minho. É fundadora do projeto de extensão universitária e divulgação científica em Psicobiologia - Psicobio em Rede (PBR). Estuda temas relacionados à educação à luz de temas da psicobiologia, propondo cursos de formação continuada de professores, e à luz da economia social com foco na avaliação da implementação de programas educacionais. 

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Ferreira, B. L., Araujo, S. R. de ., & Ponti, M. A. . (2021). Planos de manejo das unidades de conservação em pesquisas científicas: uma forma de aproximação sociedade-universidade. Revista Ibero-Americana De Ciências Ambientais, 12(7), 497–510. https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0043

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais