Comparação sinótica entre dois casos de ciclones subtropicais no litoral Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0017Palavras-chave:
Ciclogênese, Eçai, Cari, TrajetóriaResumo
Ciclones subtropicais são sistemas de baixa pressão que ocorrem em latitudes tropicais ou subtropicais e que possuem características tanto de ciclones tropicais quanto extratropicais. A classe subtropical também possui uma forçante termodinâmica próxima à superfície resultante dos fluxos de calor e umidade do oceano quente. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre dois casos de ciclones subtropicais ocorridos no litoral sul do Brasil durante o final da primavera e do verão no Hemisfério Sul. Os casos escolhidos foram o CS Cari e o CS Eçai, que ocorreram respectivamente de 10 a 13 de março de 2015 e de 3 a 6 de dezembro de 2016. Este estudo foi realizado por meio da análise de campos meteorológicos utilizando os dados de reanálise ERA5 juntamente com GOES-13 Imagem de satélite. Apesar de ambos os sistemas ocorrerem em um domínio espacial semelhante, suas diferentes características atmosféricas têm um papel importante em sua origem, intensidade e trajetória. Suas trajetórias foram interessantes por serem incomuns, onde Cari se deslocou primeiro em direção ao continente apresentando riscos à sociedade e só depois avançou em direção ao oceano até sua dissipação. E Eçaí se formou sobre a terra como uma baixa termal que avançou em direção ao oceano ganhando força à medida que encontrava águas mornas, encontrando um ambiente novo e mais favorável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.