O uso da energia solar para controle de clima e economia de energia em estufas: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0018

Palavras-chave:

Controle de clima, Energias renováveis, Estufa Solar, Secagem, Radiação Solar

Resumo

A redução dos custos de aquecimento é um grande desafio para os produtores que utilizam estufas. Diversas técnicas têm sido aplicadas para reduzir custos de aquecimento e reduzir o uso do carvão como fonte de energia. Este estudo apresenta uma revisão de diferentes técnicas de economia de energia que podem ser aplicadas para reduzir os custos de aquecimento, como em relação à forma, orientação geográfica, anglo de inclinação do teto, materiais de cobertura, uso de telas térmicas, módulos fotovoltaicos, coletores solares térmicos, híbridos , sistemas PV/T, materiais de mudança de fase (PCM), técnicas de armazenamento de calor subterrâneas, bombas de calor energeticamente eficiente e materiais de fachadas alternativos. A principal causa da demanda de aquecimento das estufas se dá pelas características de construção pobres e resistência térmica insuficiente dos materiais de fachada utilizados nos sistemas atuais de estufas. Atualmente, o carvão é amplamente utilizado para aquecimento de estufas convencionais, porém, seu uso causa quantidades significativas de emissões de carbono, gerando problemas ambientais. Portanto, soluções definitivas baseadas em tecnologias de energia renovável e sustentável são necessárias para reduzir a energia consumida no setor de estufas e para deter as emissões de carbono relacionadas ao efeito estufa. O investimento em uma estufa solar fornece um retorno positivo para os agricultores após um período que varia entre 4 e 8 anos, dependendo das condições climáticas e do tipo de cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Piacitelli Tieghi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Informática para gestão de negócios pela Faculdade de tecnologia de Botucatu (FATEC) (2013); Especialização em Gestão de Bancos de dados pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2014); Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA UNESP) (2018). Doutoranda em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA UNESP) (Início em 03/2019). Cursando Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Campos Elísios

Alexandre Dal Pai, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu, onde leciona as disciplinas de física do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Participa também lecionando e orientando na pós-graduação em Agronomia, nos programas Energia na Agricultura e Irrigação e Drenagem. Possui experiência nas áreas de energias renováveis, processos de conversão de energia solar e biomassa, modelos de estimativa da radiação solar e da fotossinteticamente ativa, além de estudos sobre métodos de medida da radiação solar difusa. 

Fernando de Lima Caneppele, Universidade de São Paulo

Professor Associado na Universidade de São Paulo - USP, possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial (1999), mestrado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2007), licenciatura para Bacharéis e Tecnólogos e Matemática pelo Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE (2008), doutorado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2011), pós-doutorado pela UNESP (2018) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2020) Atua como professor responsável por disciplinas de graduação junto aos cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Alimentos na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP/FZEA. Atua como professor responsável por disciplinas junto aos Programas de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais e Zootecnia na na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP/FZEA. Atua como professor responsável por disciplinas e orientador de mestrado e doutorado junto aos Programas de Pós-graduação em Agronomia - Energia na Agricultura, Agronomia - Irrigação e Drenagem e Engenharia Agrícola na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e atua em Eficiência Energética, Fontes Alternativas e Renováveis de Energia, Estudos da Matriz Energética, Geração de Energia e o Meio Ambiente, Automação Industrial, Instalações Elétricas Industriais e Lógica Fuzzy. Coordena o grupo de pesquisa / laboratório AGROENERBIO - Energia e Simulação na Engenharia de Biossistemas e no Agronegócio - USP/FZEA (Pirassununga-SP). Todos os documentos comprobatórios das atividades estão disponíveis para consulta e devem ser solicitados ao docente.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Construções e Arquitetura Sustentáveis