Estudo da qualidade socioambiental urbana dos distritos do Murucupi e Vila do Conde em Barcarena Pará com uso de indicadores ambientais urbanos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0045Palavras-chave:
Barcarena, Qualidade Socioambiental, Grandes EmpreendimentosResumo
A expansão urbana na Amazônia, no último meio século, é resultado da implantação programada de Grandes Empreendimentos Industriais. Esse modelo de desenvolvimento em novos espaços produtivos integrados à modernidade global causou efeitos sociais e ambientais adversos. A cidade de Barcarena enquanto ambiente urbano amazônico é um espelho deste cenário contraditório entre desenvolvimento e impactos socioambientais. O objetivo desse estudo é descrever, expressar e analisar a qualidade ambiental do entorno do Bairro Industrial de Barcarena, correspondente aos Distritos do Murucupi e Vila do Conde, utilizando-se como metodologia indicadores de qualidade ambiental urbana. Os dados coletados serviram para interpretar as variáveis causadoras dos impactos socioambientais no entorno urbano-industrial dos Grandes Empreendimentos em Barcarena. Os resultados dos indicadores de abastecimento de água 3,6 pontos, esgotamento sanitário 4,8 pontos, coleta de resíduos sólidos 19,6 pontos, pavimentação de vias, 7,5 pontos e cobertura vegetal 9,3 pontos; ao serem agregados apontam para um índice de qualidade ambiental ruim, 44,8 pontos, posto que a pontuação máxima do índice proposto é 100 pontos. A pontuação 44,8 do índice de qualidade ambiental expressa no seu conjunto às condições socioambientais insalubres pela negação do acesso ao abastecimento de água potável, ao esgotamento sanitário, coleta de resíduos sólidos, a pavimentação de vias a cobertura vegetal, direitos essenciais às populações residentes desse recorte territorial urbano, com risco iminente a sua qualidade de vida e comprometimento à sua saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.