Estudo da qualidade socioambiental urbana dos distritos do Murucupi e Vila do Conde em Barcarena Pará com uso de indicadores ambientais urbanos

Autores

  • Francisco Assis Melo Universidade Federal do Pará
  • Márcia Aparecida da Silva Pimentel Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-9893-9777
  • Tabilla Verena da Silva Leite Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0045

Palavras-chave:

Barcarena, Qualidade Socioambiental, Grandes Empreendimentos

Resumo

A expansão urbana na Amazônia, no último meio século, é resultado da implantação programada de Grandes Empreendimentos Industriais. Esse modelo de desenvolvimento em novos espaços produtivos integrados à modernidade global causou efeitos sociais e ambientais adversos. A cidade de Barcarena enquanto ambiente urbano amazônico é um espelho deste cenário contraditório entre desenvolvimento e impactos socioambientais. O objetivo desse estudo é descrever, expressar e analisar a qualidade ambiental do entorno do Bairro Industrial de Barcarena, correspondente aos Distritos do Murucupi e Vila do Conde, utilizando-se como metodologia indicadores de qualidade ambiental urbana. Os dados coletados serviram para interpretar as variáveis causadoras dos impactos socioambientais no entorno urbano-industrial dos Grandes Empreendimentos em Barcarena. Os resultados dos indicadores de abastecimento de água 3,6 pontos, esgotamento sanitário 4,8 pontos, coleta de resíduos sólidos 19,6 pontos, pavimentação de vias, 7,5 pontos e cobertura vegetal 9,3 pontos; ao serem agregados apontam para um índice de qualidade ambiental ruim, 44,8 pontos, posto que a pontuação máxima do índice proposto é 100 pontos. A pontuação 44,8 do índice de qualidade ambiental expressa no seu conjunto às condições socioambientais insalubres pela negação do acesso ao abastecimento de água potável, ao esgotamento sanitário, coleta de resíduos sólidos, a pavimentação de vias a cobertura vegetal, direitos essenciais às populações residentes desse recorte territorial urbano, com risco iminente a sua qualidade de vida e comprometimento à sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida da Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará

Geógrafa. Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989). Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Geografia Humana da Universidade de São Paulo, no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014, financiado pelo Procad-Casadinho (UFPA-USP). Em 2017-2018, realizou o segundo estágio pós-doutoral na Universidad del Oriente, em Santiago de Cuba (Cuba), participando do Programa MES-CUBA,com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. É professora Titular da Universidade Federal do Pará, no curso de Graduação em Geografia, desde 2005. Integra os Programas de Pós-Graduação de Geografia (PPGeo), de Ciências Ambientais (PPGCA) e de Gestão de Riscos e Desastres (PPGGRD- profissional). Coordenadora do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM/UFPA. Atua, principalmente, nos seguintes temas: geoecologia da paisagem, planejamento ambiental, áreas protegidas e comunidades tradicionais.Coordena Programas de Pesquisa e Extensão Universitária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. É colaboradora de projetos de pesquisa na zona costeira paraense.

Tabilla Verena da Silva Leite, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) / Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013) / Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido (NAEA/UFPA). Atua como Professora do curso de Engenharia cartográfica e de agrimensura da Universidade Federal Rural da Amazônia, ministrando principalmente as disciplinas: Traçados de Cidades e Planejamento Urbano, Loteamento, Zoneamento geográfico Ambiental, Sistema de Informações geográficas, Geoprocessamento na gestão ambiental e territorial, Instrumentos de ordenamento territorial entre outras. Atua também como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ministrando disciplinas e orientando atividades acadêmicas em vários cursos de licenciatura. Atuou como Professora do curso de Bacharel e Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ministrando principalmente as disciplinas: de Geografia Física e Cartografia, Manejo de Bacias Hidrográficas, hidrografia, Climatologia, Pedologia, Biogeografia, Fundamentos de Geociências, Avaliação e Planejamento Ambiental, Geografia dos Processos Físicos, Topografia, Introdução á Cartografia, Cartografia Temática, Cartografia no Ensino de Geografia, Sensoriamento Remoto entre outras. Atuou como Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Atuou como Analista Operacional/Analista GIS/SIG nas empresa VALE S/A e COFFEY Consultoria, com experiência profissional em processos de Licenciamento Ambiental de empreendimentos na área de mineração, planejamento e desenvolvimento de mina, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado à mineração e trabalhos em Unidades de Conservação. Atuou como Professora da disciplina Geografia no ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Marabá-PA.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)